Breve Introdução

Nas áreas de forte desenvolvimento tecnológico, a desactualização dos profissionais é muito rápida. As tecnologias associadas à Informática e aos Computadores são reconhecidamente das que maior evolução sofreram nas três últimas décadas. O seu impacto em termos de organização da sociedade só agora se começa a fazer sentir de forma generalizada, tendo implicações em praticamente todos os domínios do conhecimento.

Os quadros superiores das organizações têm consciência da grande importância das Tecnologias de Informação, quer os que directamente se relacionam com a função informática, quer os que a planeiam ou administram.

A evolução é de tal modo rápida que mesmo os Engenheiros com uma formação recente se sentem desactualizados num período de três a cinco anos depois de concluírem as suas licenciaturas.

Apesar de um enorme manancial de informação sobre estes assuntos e de diversos cursos e seminários existentes no mercado, não existe uma oferta de um curso de Pós-graduação com a qualidade, seriedade e enquadramento necessários.

O POSI responde a esta necessidade porque:

  • é um curso de elevada qualidade, oferecido por uma escola de reconhecido historial, prestígio e competência em Informática e Computadores;

  • está vocacionado para o segmento dos quadros profissionais, com variadas formações de base, mas que trabalham há vários anos nos diversos ramos da Informática;

  • procura dar uma visão abrangente das tecnologias, métodos e tendências dos computadores, software e telecomunicações digitais, e a sua utilização efectiva nos processos de negócio das empresas.

Objectivos

A Pós-Graduação em Sistemas de Informação tem por objectivo fornecer uma preparação sólida e séria nos domínios fundamentais da informática das empresas actuais:

  • Infraestruturas de Informática Empresarial - as tecnologias que constituem o suporte operacional aos processos de negócios, como as redes de computadores, sistemas transaccionais, Internet, Intranets e Extranets, utilizadas de uma forma integrada, eficiente e segura.
  • Aplicações e Arquitecturas de Gestão Empresarial - arquitectura dos sistemas de informação empresariais, macrocomponentes dos sistemas de gestão empresarial (ERPs, SCM, CRM, B2B, B2C, B2P...) e a sua relação com a restante informática da empresa.
  • Negócio Electrónico - os Sistemas de Informação como impulsionadores dos negócios por via electrónica. As várias formas do negócio electrónico, da loja electrónica à "information brokerage", da comunidade virtual ao integrador das cadeias de valor.
  • As Telecomunicações e a Informática num Novo Modelo Económico - a convergência das Telecomunicações e da Informática e a sua influência na mudança dos processos de negócio nas empresas.

Destinatários

O POSI destina-se sobretudo aos profissionais que desempenham actividades relacionadas com os Sistemas de Informação e que necessitam de adquirir uma formação técnica sólida, séria e actualizada sobre as tecnologias e a forma como elas se relacionam com a organização e os negócios das empresas. O Curso não pressupõe pré-requisitos especiais em termos da área de formação académica, podendo por isso ser frequentado por profissionais com formação universitária em cursos não directamente relacionadas com a Informática e Computadores.

Regime de Funcionamento

O curso organiza-se em três trimestres. A carga lectiva é de 24 horas teóricas por disciplina, divididas em 8 sessões semanais de 3h. As sessões teóricas das 4 disciplinas de cada trimestre decorrem nas manhãs e tardes de 6ª feira e Sábado.

As aulas decorrem em espaço designado especificamente para esta pós-graduação, constituído por um anfiteatro para as aulas teóricas, em três laboratórios equipados com o material informático necessário ao Curso, e em duas salas de estudo. Estas instalações estão disponíveis aos alunos a qualquer hora do dia, todos os dias do ano.

Coordenadores

2017/2018
José Manuel Nunes Salvador Tribolet
jose.tribolet@inesc.pt

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.