Disciplina Curricular

Pgp - Programação por Objectos PPO

Diploma de Formação Avançada em Sistemas de Informação - POSI2007

Peso

4.5 (para cálculo da média)

Objectivos

O objectivo da disciplina de PO é dotar os alunos da capacidade de modelar sistemas e aplicações por objectos (UML) e programar um modelo OO numa linguagem de programação OO (Java), dominando os conceitos base de herança, polimorfismo e genericidade. No final da disciplina os alunos deverão ainda ser capazes de utilizar uma ferramenta de desenvolvimento OO.

Programa

A disciplina aborda três temas essenciais da programação por objectos: o seu enquadramento nas linguagens de programação, a modelação orientada por objectos, a linguagem de programação JAVA e as técnicas de programação. No enquadramento é descrito o conceito de programação orientada por objectos e a perspectiva da programação tradicional versus programação orientada por objectos. De seguida a modelação orientada por objectos é apresentada. Na abordagem deste tema vai ser introduzida notação Unified Modeling Language (UML) com especial ênfase nos diagramas de classes. No âmbito da introdução à linguagem de programação JAVA são apresentados os conceitos básicos de objectos, classes, abstracção, encapsulamento, herança e polimorfismo.

Metodologia de avaliação

A avaliação é composta por duas componentes: -Componente Teórica (CT) individual - constituída por um exame a realizar no período de avaliações. -Componente Prática (CP) em grupos de três alunos - constituída por um projecto. O trabalho do projecto está dividido em três partes a serem entregues ao longo do período lectivo. A Nota Final (NF) obtém-se por aplicação da seguinte fórmula: - NF = 0,4 * CT + 0,6 * CP

Disciplinas Execução

2011/2012 - 2 Semestre

2010/2011 - 2 Semestre

2009/2010 - 2 Semestre

2008/2009 - 2 Semestre

2007/2008 - 2 Semestre