Disciplina Curricular
Efeitos Biológicos das Radiações EBR
Mestrado Bolonha em Proteção e Segurança Radiológica - MPSR2016
Contextos
Grupo: MPSR2016 > 2º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Formação na área das Ciências da Vida, Biologia, Química e Engenharias entre outras.
Objectivos
Na Unidade Curricular Efeitos Biológicos das Radiações pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos sobre os seguintes tópicos: • interacção da radiação com os organismos vivos, sequência temporal • os efeitos induzidos pela acção da radiação quer seja de uma forma directa quer indirecta • os alvos biológicos da acção da radiação • os mecanismos da acção da radiação ionizante • os mecanismos de reparação do ADN • diferente radiossensibilidade das espécies • efeitos determinísticos e estocásticos induzidos por exposição a radiação ionizante • biomarcadores de exposição • dosimetria biológica • radiopatologia • efeitos da exposição a baixas doses de radiação • efeitos das exposições prolongadas a radiação ionizante • análise epidemiológica
Programa
Princípios da Protecção Radiológica Radiobiologia: grandezas e unidades. Mecanismos de lesão do ADN. Espécies reactivas - stress oxidativo. Alvos celulares e efeitos dos diferentes tipos de radiação ionizante. Quebras de cadeia. Indução de mutações. Mecanismos de defesa antioxidante. Classificação dos efeitos biológicos induzidos pela radiação ionizante. Resposta adaptativa. Efeito “bystander”. Reparação das lesões radioinduzidas de ADN. Radiopatologia: Efeitos deletérios das radiações ionizantes. Alterações a nível genético. Cancerigénese. Efeitos hereditários, na reprodução e no desenvolvimento embrionário. Efeitos não cancerígenos. Dosimetria biológica.
Metodologia de avaliação
A nota final a obter na Unidade Curricular resulta da ponderação das classificações obtidas nos três elementos de avaliação: 1- Exame (50%): O exame é obrigatório e nele exige-se a nota mínima de 9,5 valores. 2- Trabalhos de prática laboratorial (30%): A avaliação basear-se-á em relatórios/ exame a realizar pelos alunos. 3- Apresentação e discussão de um artigo científico (20%).
Componente de Competências Transversais
A percentagem de avaliação da UC de EBR, associada às competências transversais, apresentadas em baixo, será da ordem de 20%. Pensamento crítico e inovador: pensamento crítico e criatividade. Apresentação dos trabalhos e sugestões de carácter prático. Crítica dos resultados obtidos. Competências intrapessoais: proactividade e espírito de iniciativa, motivação intrínseca. Competências interpessoais: comunicação escrita, trabalho de equipa, comunicação oral. Modo como os problemas são resolvidos entre membros dos grupos de trabalho. Literacia da informação e dos media: Utilização de ferramentas informáticas e multimédia na óptica do utilizador, estruturação e formatação de documentos e apresentações, procura e gestão de informação, estruturação de documentos. Cidadania global: responsabilidade social e cívica, deontologia profissional, tolerância e abertura. Modo como os conhecimentos adquiridos são transmitidos a outros.
Componente Laboratorial
Uma forte componente laboratorial e experimental permitirá aos alunos adquirir competências que permitam avaliar os níveis de lesão induzidos pela radiação.
Componente de Programação e Computação
n.a.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo o aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo o aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.