Breve Introdução

A Proteção e a Segurança Radiológica abordam um conjunto de tópicos multidisciplinares, de vanguarda do conhecimento e transversais a diversos domínios científicos e tecnológicos. As radiações ionizantes (RI) têm aplicações em diversos sectores tais como Saúde, Indústria, Ambiente, Investigação, Serviços, Segurança e Energia, nos quais os aspectos de Proteção Radiológica não podem ser descurados.


Historial

Único Mestrado em Portugal na área da Protecção e Segurança Radiológica que teve início no ano lectivo de 2016-2017.

Objectivos

O Mestrado em Proteção e Segurança Radiológica (MPSR), mestrado único em Portugal, pretende responder às necessidades de Educação, Formação e Treino de profissionais envolvidos na utilização das radiações ionizantes, nos sectores da Saúde, Indústria, Ambiente, Investigação, Serviços, Segurança e Energia.  O MPSR oferece um vasto conjunto de disciplinas sobre resíduos radioactivos, radioactividade ambiente, metrologia, dosimetria, radiobiologia e efeitos biológicos das radiações, estudos e projectos de blindagem, risco e segurança radiológica e nuclear, acidentes e emergências radiológicas e nucleares.

O MPSR pretende dotar os futuros mestres de uma visão abrangente e integrada de diferentes tópicos científicos, tecnológicos, técnicos, socioeconómicos, éticos, legais, jurídicos, de regulação e legislação, em Proteção e Segurança Radiológica.

Destinatários

Licenciados em Física, Engenharia Física, Engenharia Física Tecnológica, Ciências Biológicas (Biologia, Bioquímica), Engenharia Biomédica, Engenharia Biológica, Biotecnologia, Química, Engenharia Química, Ciências do Ambiente, Engenharia do Ambiente, Radiologia, Medicina Nuclear ou Radioterapia (licenciaturas em Escolas Superiores de Tecnologias de Saúde), ou áreas científicas afins.

Saídas Profissionais

Os mestres do MPSR:

  • Estarão habilitados para exercerem a sua actividade profissional nas áreas das aplicações das radiações ionizantes nos sectores da Saúde, Indústria, Ambiente, I&D, Serviços, Segurança, Energia e Regulação.
  • Serão detentores das competências requeridas pela legislação para o desempenho de tarefas como "Especialista em Proteção Contra Radiações" e "Responsável pela Proteção Contra Radiações" de instalações radiológicas.

Regime de Funcionamento

Embora o tipo de funcionamento seja diurno, existe flexibilidade para funcionamento em regime pós-laboral para a maioria das disciplinas com exceção de algumas disciplinas partilhadas com outros Mestrados. Outras modalidades de funcionamento tais como aulas aos Sábados e leccionação de Unidades Curriculares em "blocos" (p. exemplo concentrando as horas de leccionação em alguns Sábados durante várias semanas) poderão verificar-se.
O tipo de funcionamento e o horário das aulas deverão ser determinados conjuntamente pelo(s) Docente(s) de cada disciplina e os alunos, em função de constrangimentos de índole profissional e tendo em vista a "optimização" das condições de leccionação e o aproveitamento dos alunos, respeitando sempre os programas e objectivos de aprendizagem delineados para cada Unidade Curricular.

Propinas

A propina de frequência é a propina normal do IST (1067,48 € / ano).

Coordenadores

2017/2018
Pedro Vaz
pedrovaz@ctn.ist.utl.pt

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.