Plano Curricular

MISE2013 desde 2013

A estrutura curricular do Mestrado em Informação e Sistemas Empresariais (MISE) está desenhada para funcionar como um 2º ciclo de formação superior conducente ao grau de Mestre.

O MISE abarca 2 anos curriculares, onde o primeiro ano corresponde ao esforço de 60 ECTS, estando reservado o segundo ano para a realização de unidades curriculares adicionais e a preparação do trabalho de dissertação também com um esforço de 60 ECTS.

A formação ao nível dos conhecimentos especializados e estruturantes é suportada por um conjunto de unidades curriculares opcionais que cobrem as principais áreas do saber consideradas fundamentais para a construção do perfil profissional pretendido. Existem ainda duas unidades curriculares propedêuticas que podem ser frequentadas no 1º ano.

A formação de competências em metodologias de investigação acontece na unidade curricular específica obrigatória, do 1º semestre do 2º ano. Todas as unidades curriculares implicam um esforço de aprendizagem de 7,5 ECTS cada, equivalente a 210 horas de trabalho, das quais 40 são de contato com o docente e as restantes de trabalho do estudante adotando um modelo centrado no estudante, próprio do ensino a distância. Em ambos os semestres do 1º ano o estudante tem 3 unidades curriculares obrigatórias e escolhe 1 unidade curricular opcional de 7,5 ECTS, perfazendo um total de 4 unidades curriculares/30 ECTS por semestre.

O estudante iniciará o 2º ano que inclui a preparação, elaboração, apresentação e defesa da dissertação sob a orientação de um doutor, professor do mestrado.

Até ao final do 1º ano do curso é disponibilizada a lista de propostas para dissertação; até ao início do 2º ano, cada aluno deverá ter feita a sua opção, seja pela escolha de uma das propostas, seja pela apresentação da sua própria proposta, devendo o estudante entregar no secretariado do mestrado o plano de dissertação/trabalho de projeto/relatório de estágio, a indicação do orientador e uma carta de aceitação deste que será apreciada pela coordenação do mestrado.

O curso equivale a 120 ECTS correspondendo 75 ECTS à parte curricular e 45 ECTS à preparação, realização e apresentação da dissertação.

A Universidade Aberta e o Instituto Superior Técnico atribuirão o Diploma de Especialização Pós-graduada em Informação e Sistemas Empresariais aos estudantes que tenham obtido apenas a aprovação na parte curricular do Mestrado.

O grau de mestre é titulado por uma Carta de Curso emitida pelo órgão legal e estatutariamente competente e é conferido na especialidade de Informação e Sistemas Empresariais, pressupondo a frequência e aprovação nas unidades curriculares que constituem o Curso, ou equivalente, a elaboração de uma dissertação, especialmente escrita para o efeito, sua defesa e aprovação em provas públicas.

Funcionamento do Curso

A parte curricular do mestrado e as unidades curriculares que a integram funcionam essencialmente em regime de classe virtual, com recurso a plataforma de e-learning da Universidade Aberta, incluindo ainda momentos presenciais intensivos obrigatórios, na forma de workshop e/ou seminário para apresentação e demonstração de resultados e complemento da aprendizagem.

O primeiro semestre é antecipado por um módulo inicial totalmente virtual – Ambientação Online – com a duração de 2 semanas, destinado a ambientar os estudantes ao contexto virtual e às ferramentas de e-learning, permitindo-lhes a aquisição de competências de comunicação online e sociais necessárias à construção de uma comunidade de aprendizagem virtual. Este módulo de ambientação online decorre ao longo de duas semanas que antecedem o 1º semestre.


A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.