Dissertação

SMEs E-commerce Adoption in Outermost Regions: Cases from Madeira EVALUATED

A economia digital cresce de dia para dia e o comércio eletrónico tem um papel importante neste crescimento. A sua importância não pode ser ignorada, e, enquanto os mercados tornam-se globais, as transações tornam-se digitais, e novos modelos de negócio surgem Devido a isto as organizações têm de reagir e adaptar-se a esta nova realidade. Pequenas e Médias Empresas (PMEs) têm um papel importante na sociedade, uma vez que representam a maioria das empresas existentes, com contributos importantes para a economia. Os fatores que influenciam a adoção de comércio eletrónico nas PMEs já foram estudados anteriormente, no entanto, não foi até à data analisada no contexto das regiões ultraperiféricas. Surge assim como motivação para este estudo, que tem o objetivo de identificar os fatores que influenciam a adoção do comércio eletrónico e os benefícios, nas PMEs das regiões ultraperiféricas. Regiões ultraperiféricas são territórios europeus geograficamente distantes do continente, e por isso, afetadas por diversas condicionantes que trazem limitações. A falta de conhecimento age como sujeito de interesse para prosseguir este estudo, conduzido através da metodologia de caso de estudo, para recolha de dados e pela Framework TOE, para análise dos mesmos.
comércio eletrónico, regiões ultraperiféricas, inovação, benefícios, facilitadores, barreiras

maio 30, 2022, 9:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Miguel Leitão Bignolas Mira da Silva

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado