Dissertação

A IMPORTÂNCIA DO FEEDBACK NA ATRAÇÃO E RETENÇÃO DO CANDIDATO NO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO EVALUATED

Na indústria das TIC, a procura por candidatos especializados é elevada e conduz a uma forte concorrência entre empresas. Nesta nova “guerra” de recrutamento é essencial avaliar a importância do feedback na atração/retenção do candidato no processo de recrutamento e seleção e como a ausência desse feedback afeta o Employer Branding, pois o feedback assume um papel preponderante na formalização da opinião do candidato, gerador de atitudes, confiança e compromisso nas pessoas e assume importância na estratégia da organização por transmitir valores fundamentais da organização à pessoa. A investigação foca-se num contexto organizacional, sendo utilizada na metodologia uma abordagem quantitativa e qualitativa com o auxílio de dois questionários online elaborados na plataforma online Google Forms e analisados através do programa de software estatístico SPSS e do programa de folhas de cálculo Excel. À luz do conjunto de teorias e de autores que compõem a revisão de literatura que referem a importância do feedback e o impacto que pode ter, e após análise dos dados recolhidos dos dois questionários, o estudo comprova que o feedback é importante na atração/retenção do candidato no processo de R&S e que a ausência desse feedback afeta negativamente o Employer Branding. Possuir uma cultura de feedback assume um papel preponderante no auxílio à competitividade do recrutamento e seleção que, corretamente usado, influencia positivamente o Employer Branding.
Recrutamento, Feedback, Employer Branding, Atração e Retenção

Dezembro 17, 2019, 17:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

José Henrique Pereira São Mamede

Universidade Aberta

Professor Auxiliar