Breve Introdução

Objetivos

Este Minor em Informática, da responsabilidade do Departamento de Engenharia Informática, pretende assegurar uma oferta letiva da maior importância na formação de qualquer engenheiro, oferecendo aos alunos de mestrado do IST competências transversais em tópicos nucleares na área da Informática. Nesse sentido, a estratégia das unidades curriculares oferecidas é começarem com conceitos elementares, mas conseguirem chegar a tópicos relativamente avançados, estando subjacente a preocupação de serem conhecimentos práticos que potenciem a sua utilização qualquer que seja a área científica do aluno. As quatro unidades curriculares cobrem os seguintes tópicos:

- Desenho de Algoritmos usando Python: aprofunda os conceitos de algoritmos e estruturas de dados, usando a linguagem de programação Python;

- Engenharia dos Sistemas Computacionais: cobre os conceitos base das arquiteturas de computadores, sistemas operativos, e processamento distribuído;

- Inteligência Artificial: o que é a Inteligência Artificial, agentes inteligentes, representação de conhecimento e planeamento de acções;

- Programação para Ciência de Dados: fundamentos das bases de dados, data warehouses, análise de dados e descoberta de informação, suportado nas ferramentas mais utilizadas.

Áreas Científicas envolvidas no Minor

  • Arquitectura e Sistemas Operativos (DEI)
  • Inteligência Artificial (DEI)
  • Metodologia e Tecnologia da Programação (DEI)
  • Sistemas de Informação (DEI)

Local onde o Minor será ministrado

Responsável

José Monteiro José Monteiro
Departamento de Engenharia Informática (DEI)
jcm@inesc-id.pt
http://algos.inesc-id.pt/~jcm

Condições de Acesso e Seleção

O Minor de Informática pode ser frequentado por qualquer aluno de Mestrado do IST. Pressupõe conhecimentos mínimos de informática que qualquer aluno de um curso de mestrado em engenharia certamente possuirá. Cada unidade curricular desta minor terá um limite máximo de inscrições de 100 alunos, e funcionará com um número mínimo de 30 alunos. A seleção será feita de acordo com o desempenho académico dos candidatos.

Plano de Estudos (18 ECTS)

Informação Adicional

A sequência definida para as unidades curriculares tem em conta a utilidade que conhecimentos fornecidos por uma UC têm para outra UC, portanto facilita a vida aos alunos, mas não é uma sequência obrigatória.
Tal como em qualquer outro minor, os alunos podem escolher livremente qualquer subconjunto de três UCs para completarem o minor.
Os alunos (no seu próprio interesse!) não podem realizar UCs que tenham uma sobreposição de conteúdo elevada com outra UC que tenham feito antes.

Coordenadores

2021/2022

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.