Disciplina Curricular
Grande História e Sustentabilidade GHS
Minor em Big Picture Thinking para a Sustentabilidade - Min-BPTS 2021
Contextos
Grupo: Min-BPTS 2021
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Sem pré-requisitos.
Objectivos
O objectivo desta UC é a de dar uma perspectiva de longo prazo aos estudantes de forma a que a sustentabilidade possa ser pensada num quadro mais abrangente.
Programa
Conceitos transversais fundamentais: nichos, ciclos, sustentabilidade, estabilidade, energia, entropia e informação. Cosmos: teoria do Big Bang, nucleosíntese, formação dos átomos, acreção, evolução estelar e formação de planetas. Terra e Vida: entrada exógena de matéria orgânica por cometas e asteroides, origem da vida, teoria da evolução, protozoa e eukariota, multicelularidade, teoria metbólica (DEB), eusocialidade e aprendizagem colectiva. Humanidade e Tecnologia: evolução de homnídeos, pré-história dos Homo sapiens, agricultura, domesticação, a emergência das civilizações, globalização, ciência, iluminismo, revoluções industriais, o início do Antropoceno, tecnologia moderna e conectividade, avaliação de sustentabilidade estratégica.
Metodologia de avaliação
A avaliação será baseada num exame escrito (50%) e num projecto de curso (50%). No projecto os estudantes terão a supervisão de um dos professores involvidos no Minor.
Componente de Competências Transversais
A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas e no projeto; Competências interpessoais e intrapessoais (organizacional e trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança, auto-motivação, nos trabalhos e projeto, e Literacia da informação e dos media (capacidade de localizar e aceder a informações, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos media, nos trabalhos e projecto.
Componente Laboratorial
Não aplicável.
Componente de Programação e Computação
Não aplicável.