Disciplina Curricular
Biotecnologia Ambiental BAmb
Mestrado Bolonha em Microbiologia - MB2013
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Conhecimentos a nível de 1º ciclo em ciências básicas: cáclulo diferencial e integral, química inorgânica, bioquímica, biologia molecular, química orgânica, microbiologia, enzimologia, termodinâmica.
Objectivos
Pretende-se que o estudante adquira competências relacionadas com a consciência, compreensão e capacidades técnicas sobre os problemas de poluição do Ambiente e com o uso de abordagens, focalizadas nas áreas da microbiologia e da bioengenharia, com vista à protecção dos ecossistemas e seres humanos, tendo em vista as actividades profissionais futuras nos sectores de Bioengenharia, Biotecnologia e Ambiental. Visa assim providenciar uma visão integrada sobre a caracterização de diferentes tipos de emissões poluentes, geradas no contexto doméstico, municipal e industrial, o seu destino no Ambiente e impacto em ecossistemas naturais, incluindo os seres humanos, assim como conhecimento científico e técnico sobre estratégias e ferramentas biológicas existentes com vista à protecção dos sistemas ecológicos (desde a monitorização do ambiente e avaliação do risco ecológico, até à biorremediação de ambientes poluídos e ao tratamento, valorização e destino de efluentes).
Programa
Ecotoxicologia (parte 1) - Caracterização e destino no ambiente de xenobióticos (Ex: POPs, poluentes emergentes, desreguladores endócrinos). Efeitos nos diferentes níveis de organização biológica: dos alvos moleculares aos ecossistemas. Monitorização ambiental e biológica. Ensaios toxicológicos. Avaliação e gestão do risco ecológico. Biodegradação de xenobióticos e estratégias de biorremediação (casos estudados: hidrocarbonetos de combustíveis fósseis, pesticidas organoclorados). Biorremediação de metais. Fitorremediação. Caracterização e tratamento de efluentes (parte 2) - Breve introdução à gestão ambiental. Gestão e caracterização de qualidade de águas residuais. Tratamento de águas residuais: estratégia, etapas preparatórias, unidades biológicas, etapas de afinação, sistemas naturais, processamento de lamas e bio-sólidos. Gestão e tratamento de resíduos sólidos. Controlo da poluição atmosférica. Caracterização e tratamento de efluentes (parte 2) - Breve introdução à gestão ambiental. Gestão e caracterização de qualidade de águas residuais. Tratamento de águas residuais: estratégia, etapas preparatórias, unidades biológicas, etapas de afinação, sistemas naturais, processamento de lamas e bio-sólidos. Gestão e tratamento de resíduos sólidos. Controlo da poluição atmosférica.
Metodologia de avaliação
A) apresentação oral e escrita de artigo-notícia, como parte integrante do processo de aprendizagem, com base em artigo científico selecionado pelo docente sobre assunto relacionado com a parte 1 do programa (em grupo; primeira metade do período lectivo); B) exame final, individual, com consulta, abrangendo a totalidade do programa (20% - parte 1; 80% - parte 2). Nota final = 0,50 x A + 0,50 x B; nota mínima em A e B: 9,5/20.
Componente de Competências Transversais
A componente A) do método de avaliação deverá desenvolver as seguintes competências: trabalho em equipa, apresentações orais, autodisciplina (prazo limitado para entrega de trabalhos e sessões de dúvidas limitadas), capacidade para localizar e aceder a informação (as informações para a elaboração do artigo-notícia serão obtidas pelos alunos de fontes de acesso geral - p.ex., motores de busca de literatura científica, bases de dados toxicológicos de substâncias), criatividade e pensamento crítico na selecção da informação e sua organização nas duas formas de comunicação, escrita e oral.
Componente Laboratorial
Sem componente laboratorial.
Componente de Programação e Computação
Sem componente de programação e computação.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.