Breve Introdução


O Mestrado em MICROBIOLOGIA oferece uma formação moderna e competitiva em microbiologia. Este programa é centrado no estudo dos microrganismos, o que é essencial para a compreensão dos mecanismos fundamentais da vida e para permitir novos desenvolvimentos e aplicações em biotecnologia industrial, na recuperação ambiental e produção de energia, em  saúde humana e animal e no sector alimentar. O Mestrado em Microbiologia é um Mestrado conjunto, leccionado por um consórcio de 4 escolas da área de Lisboa: o Instituto Superior Técnico (IST), a Faculdade de Ciências (FC), a Faculdade de Medicina (FM) e a Faculdade de Medicina Veterinária (FMV). Estas instituições lideram, há vários anos, as actividades de ensino em Microbiologia e em áreas relacionadas, ao nível do 1º, 2º e 3º ciclos de estudo. No contexto da fusão entre a UTL – Universidade Técnica de Lisboa (IST e FMV) e a UL- Universidade de Lisboa (FC e FM), este programa conjunto explora as sinergias que se tornaram possíveis na nova Universidade de Lisboa, ao nível do ensino, investigação e ligação à sociedade.

O programa está organizado em dois anos de estudo a tempo inteiro e integra conteúdos que vão da microbiologia molecular e celular e da visão contemporânea da microbiologia baseada no genoma, à diversidade e evolução microbiana. Garante uma formação prática no uso de abordagens globais e integradoras através do uso de análises Ómicas e das ferramentas bioinformáticas, e uma perspetiva de microbiologia de sistemas e sintética. Graças à contribuição das quatro escolas envolvidas, este ciclo de estudos oferece uma formação versátil, compreensiva e de elevada qualidade nas várias áreas de intervenção da Microbiologia: a Biotecnologia e Indústria Alimentar, a Saúde, a Segurança Alimentar e o Ambiente. O programa oferece também formação que permite o desenvolvimento das competências necessárias para inovação e empreendedorismo na área da microbiologia. Prepara ainda os estudantes para posições de liderança em carreiras profissionais em Microbiologia e áreas relacionadas, promovendo as suas capacidades de aprendizagem autónoma e espírito crítico, versatilidade e criatividade, necessárias para enfrentar os desafios profissionais nesta área em rápida evolução. Permite ainda a formação académica necessária para a continuação de estudos ao nível de doutoramento. Este programa fornece também uma formação muito adequada à empregabilidade em variados sectores de actividade económica.

 

 O programa garante uma formação em microbiologia experimental e aplicada e uma aprendizagem num  ambiente que envolve um corpo docente activamente envolvido em actividades de investigação e desenvolvimento em Microbiologia e áreas relacionadas em centros de excelência do sistema científico nacional. Há pois oportunidades para o desenvolvimento de trabalhos de tese de mestrado nesses laboratórios de investigação. A diversidade de ofertas formativas, estágios e temas de tese em vários centros de investigação ou empresas, no País e no estrangeiro (estas apoiadas em várias redes e programas internacionais de mobilidade de estudantes) fornecem as ferramentas e o conhecimento indispensáveis a uma carreira promissora na área da microbiologia.

 

Destinatários

Os candidatos ao Mestrado em Microbiologia deverão ser detentores do grau de licenciado ou equivalente nas áreas de Ciências da Vida e da Saúde, Biotecnologia e Engenharia (caso inclua uma componente biológica) e em áreas afins.

 

Saídas Profissionais

As perspetivas profissionais dos detentores deste grau de Mestrado em Microbiologia são diversas considerando a sua formação de largo espetro, sólida, avançada, actual e altamente competitiva, que é proporcionada pelo consórcio de escolas envolvidas. Os detentores do grau de Mestre em Microbiologia estão habilitados para desenvolverem carreiras profissionais como microbiologistas, no setor industrial ou em serviços públicos, nas áreas de biotecnologia, indústria alimentar e farmacêutica e nas áreas ambiental e biomédica. Estão ainda preparados para prosseguir estudos de doutoramento e desenvolver actividades de investigação de nível internacional na área da Microbiologia e em áreas de interface com a Microbiologia. Estes Mestres em Microbiologia têm não só opções de carreira em instituições de I&D, na universidade, na indústria e nos serviços, como também apresentam competências para criar e desenvolver as suas empresas e projectos próprios, contribuindo assim para o crescimento e modernização da economia nacional.

Coordenadores

2018/2019
Isabel Maria De Sá Correia Leite de Almeida
isacorreia@tecnico.ulisboa.pt

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.