Disciplina Curricular

Epidemiologia de Doenças Transmissíveis EDTra

Mestrado Bolonha em Microbiologia - MB2013

Contextos

Grupo: MB2013 > 2º Ciclo > Opções > Unidades Curriculares da Faculdade de Ciências

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Ensinar as técnicas de planeamento, análise e interpretação de estudos epidemiológicos. Ensinar os fundamentos da modelação matemática de doenças transmissíveis. O estudante adquire capacidade para: 1- Planear estudos transversais, estudos caso-controlo, estudos longitudinais e ensaios clínicos. Para cada método de planeamento, avalia a associação entre doença e factor de risco, interpreta o resultado e compreende as vantagens e desvantagens do método. 2 - Compreender a dinâmica de doenças transmissíveis e o que esperar de medidas de controlo como a vacinação. 3 - Trabalhar interdisciplinarmente com médicos de saúde pública e biomatemáticos

Programa

Epidemiologia descritiva: definições, conceitos e terminologia. Epidemiologia Analítica: Principais desenhos experimentais em Epidemiologia: Estudos transversais, estudos longitudinais (coortes), estudos caso-controlo, ensaios clínicos. Epidemiologia clínica: validade de testes de diagnóstico e rastreios. Doenças Transmissíveis: história, definições, conceitos e terminologia. Impacto do controle por vacinação. Introdução à modelação da dinâmica de Doenças Transmissíveis.

Metodologia de avaliação

O esquema de avaliação recomendado combina avaliação formativa com avaliação sumativa final. A avaliação formativa consiste em mini-testes apresentados aos alunos em quase todas as sessões TP. Estes testes (40% da nota) duram 20min e no fim são corrigidos imediatamente pelo docente em interacção com os alunos (daí o seu caracter formativo). No fim há um exame sumativo da matéria (60% da nota)

Disciplinas Execução

2021/2022 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre