Dissertação
Desenvolvimento de uma peça de suporte metálica de aeronáutica numa ótica de fabrico aditivo EVALUATED
Devido à inovação tecnológica e às recentes necessidades do mercado relacionadas com customização, foco na sustentabilidade e redução de tempos e custos de fabrico, o fabrico aditivo tem sido cada vez mais utilizado em diversas aplicações de diferentes sectores. Nomeadamente no setor da aeronáutica, onde tem sido fundamentalmente utilizado numa ótica de projeto para redução de massa, reconfigurando diferentes componentes e otimizando a distribuição de material. Este facto é particularmente importante para o caso dos componentes metálicos, presentes em elevada quantidade numa aeronave, onde a maioria das aplicações referem-se a componentes metálicos “auxiliares” pois ao contrário dos componentes estruturais ou de suporte não se encontram limitados pelas normas de segurança e certificação. Assim sendo, este trabalho pretende avaliar o potencial da aplicação do projeto para fabrico aditivo a um componente metálico de suporte do ramo da aeronáutica com vista a reduzir a sua massa. Para tal, são obtidas duas propostas de configuração através da aplicação de dois métodos de projeto: otimização topológica e projeto generativo. Em seguida, são avaliados os custos de fabrico associados à maquinagem CNC da configuração inicial e fabrico aditivo da configuração final e é realizada uma análise ao potencial de redução de custos operacionais e emissões diretas, associados à poupança de combustível. A proposta final, obtida por fabrico aditivo, apresenta uma redução de massa considerável e permite reduzir os custos associados ao fabrico. Para além disso, a análise efetuada apresenta um potencial de redução de custos operacionais e emissões considerável.
novembro 24, 2021, 16:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Marco Alexandre De Oliveira Leite
Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)
Professor Auxiliar