Dissertação

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ENERGÉTICO E AMBIENTAL DE TECNOLOGIAS ALTERNATIVAS DE VEÍCULOS A PARTIR DA CRIAÇÃO DE PERFIS DE VELOCIDADE REPRESENTATIVOS EVALUATED

Com a crescente preocupação e sensibilização para os problemas ambientais causados pelas alterações climáticas é inevitável uma transição energética. Este trabalho tem como objetivo avaliar o desempenho energético e ambiental de diferentes tecnologias de veículos para rotas reais, através da criação de perfis de velocidade que permitem avaliar a influência do estilo de condução e da própria rota nos consumos energéticos de cada tecnologia. Para tal recorre-se a informação fornecida pelas APIs do Google Maps e do OpenStreetMap para uma rota específica, sobre a qual se constroem perfis de velocidades para três diferentes estilos de condução – eco, normal e agressivo. A dinâmica simulada foi validada com recurso à comparação de parâmetros dinâmicos de viagens reais, concluindo-se que existe uma boa concordância entre ambas (desvio inferior a 3% para aceleração média). Após a criação do ciclo de velocidade, é possível estimar o desempenho energético e ambiental de diferentes tecnologias de veículo utilizando a metodologia VSP. Os resultados obtidos mostram que o tipo de percurso afeta o consumo de energia dos veículos (na ordem dos 25% em veículos Diesel e 20% em veículo elétricos), assim como o tipo de condução (aumento médio de 25% quando se passa duma condução eco para agressiva sendo que é superior para veículos elétricos). O consumo de energia do veículo elétrico analisado, para o condutor normal simulado, é cerca de 43%, 46.5% e 52% do consumo do veículo a gasóleo para percurso montanhoso, urbano e extra-urbano, respetivamente.
consumo de energia, mobilidade elétrica, hidrogénio (pilha de combustível), perfil de velocidade, dinâmica, VSP

dezembro 14, 2021, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Gonçalo Nuno de Oliveira Duarte

Centro IN+

Investigador Auxiliar

ORIENTADOR

Patrícia De Carvalho Baptista

Centro IN+

Investigador Principal