Dissertação

Evolution of the Exergetic Efficiency in the Transport Service  EVALUATED

Em 2018 o serviço de transporte foi responsável por 24% das emissões de CO2 provenientes de queima de combustível. Esta tese analisa a evolução da eficiência do serviço de transporte no Reino Unido de 1960 até 2014, considerando energia e materiais, e a divisão entre o sistema ativo e passivo nos automóveis. Adicionalmente, também propõe um indicador de eficiência de recursos. Durante este período, a eficiência energética aumentou no transporte ferroviário, de aviação e apenas em carros nos transportes rodoviários. Para o transporte de passageiros, a eficiência dos carros aumentou de 0.46 para 0.68 pkm/MJ enquanto que os autocarros reduziram de 3.63 para 0.76 pkm/MJ; nos comboios aumentou de 0.28 para 2.2 pkm/MJ; na aviação doméstica de 0.08 para 0.28 pkm/MJ e na internacional de 0.17 para 0.80 pkm/MJ. Para a carga, o transporte ferroviário é mais eficiente, progredindo de 0.32 para 2.87 tkm/MJ, enquanto que o rodoviário diminuiu de 0.41 para 0.26 tkm/MJ. No que se refere à eficiência dos materiais foi demonstrado que desde 1989 o stock cresceu mais que o serviço prestado, ou seja, os carros ficaram estacionados por maiores períodos de tempo. A eficiência de recursos teve um crescimento quase constante. Comparando a eficiência de combustível e de materiais demonstra que melhorias na eficiência energética permitiram o aumento da eficiência de recursos, mesmo com menor eficiência de materiais. A análise da evolução do sistema ativo e o sistema passivo mostrou que houve melhoria em ambos mesmo com o aumento da massa dos carros.
Eficiência de Transportes, Eficiência de Recursos, Passageiros, Mercadorias, Sistema Ativo, Sistema Passivo

novembro 28, 2019, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Luis Gabriel Carmona Aparicio

MARETEC/LARSyS, Departamento Engenharia Mecânica

Investigador FCT

ORIENTADOR

Tania Alexandra Dos Santos Costa e Sousa

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar