Dissertação
On the aerodynamics performance of MotoGP Wings EVALUATED
A presente dissertação analisou o desempenho aerodinâmico das asas utilizadas nos protótipos do MotoGP. De forma a permitir a correta determinação das características aerodinâmicas das asas e do campo de escoamento, procedeu-se à resolução das equações de Navier-Stokes em média de Reynolds com a versão SST do modelo κ − ω e com o modelo de transição γ − Reθ no software comercial Starccm+. Numa primeira fase foram analisadas as características aerodinâmicas de um perfil simétrico, NACA0012, tendo-se verificado uma elevada dependência dos resultados numéricos com o modelo de transição escolhido. Numa segunda fase, procedeu-se a uma análise dinâmica por forma a estudar a possível influência de acelerações e desacelerações dos protótipos do MotoGP nas características aerodinâmicas do perfil escolhido. Os resultados das análises efectuadas foram similares aos resultados obtidos por via de soluções estacionárias, podendo então concluir-se que o problema pode ser analisado como uma combinação de casos estacionários. Por fim, foram analisadas várias configurações de asas dos protótipos de MotoGP, com o perfil NACA23015. Foi possível concluir que, devido ao reduzido alongamento das asas, os efeitos tridimensionais são determinantes nas suas características aerodinâmicas.
novembro 26, 2019, 14:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
José Manuel Da Silva Chaves Ribeiro Pereira
Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)
Professor Auxiliar