Dissertação

Predicting demand in Bike Sharing Systems  GIRA case study EVALUATED

Um aumento global com poreocupações ambientais nas últimas décadas tem vindo a introduzir várias leis e outras mudanças que estimulam uma vida sustentável com economias partilhadas. O sector de transporte é o maior emissor de gases poluentes em cidades, com isto, a introdução de bicicletas partilhadas tem sido uma das medidas para alterar isto, sendo que, esta é uma rede que não emite gases e proporciona mobilidade partilhada. Estas redes tem crescido rapidamente nos últimos anos, e é crucial assegurar o seu sucesso. Este sucesso depende principalmente de dois factores: os locais das estações de bicicletas e o rebalanciamento da rede, ambos que dependem da procura. Este trabalho tem como objectivo criar um modelo de procura para a rede da GIRA em Lisboa, prevendo este, o número de viagens que ocorrem entre um par origem-destino numa dada hora e a duração destas viagens. O estudo foca-se também em analisar o efeito da meteorologia, o efeito de outros meios de transporte, o efeito de ter bicicletas perto de diferentes tipos de pontos de interesse, e também, a distribuição da procura ao longo de um dia. Todos estes factores foram testados usando o RStudio com base em vários tipos de regressões, incluíndo, modelos lineares generalizados, modelos lineares simples, mas também, modelos que tratam excesso de zeros: o modelo hurdle e o modelo de zeros inflacionados. Uma comparação foi feita e o modelo de hurdle foi o com melhores correlações e as variáveis explicativas mostraram ter efeitos significativos na procura de bicicletas.
Bicicletas partilhadas, hurdle, zeros inflacionados

novembro 14, 2019, 16:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

José Maria Campos da Silva André

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

António Ramos Andrade

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar