Dissertação

Análise da integridade estrutural da transmissão de potência de um TUK TUK EVALUATED

A expansão do turismo tem sido contínua nas últimas décadas e um número crescente de destinos investem neste setor. Neste contexto, introduz-se o e-TUK, um veículo elétrico de três rodas, que se destina a transportar grupos de turistas pelas cidades. O deslocamento dos veículos é originado pelo eixo de transmissão traseiro. O presente trabalho surge devido à ocorrência de problemas em componentes do eixo de transmissão traseiro do tuk tuk mencionado: os semieixos e as engrenagens do diferencial. Assim, o objetivo deste trabalho é investigar a causa raiz que terá conduzido à falha dos componentes anteriormente identificados. Para estudar o modo de falha dos semieixos, realizou-se a inspeção visual e a análise fractográfica da superfície de fratura e retiraram-se de ambos os semieixos amostras para a análise metalográfica, a análise da composição química e os ensaios de tração e de dureza. A inspeção visual da superfície de fratura do semieixo à esquerda do diferencial, revelou que esta resultou de fadiga por torção. A análise da superfície de fratura do semieixo à direita do diferencial, revelou que esta resultou de fadiga por flexão. A identificação da causa de fratura das engrenagens do diferencial, recorreu à inspeção visual, observação no MEV e ao ensaio de dureza. Na examinação da superfície dos dentes, verificou-se que estes fraturam devido a sobrecarga. Atendendo às características do modelo do tuk tuk em estudo foi realizado um trabalho de verificação a todo o projeto que envolvesse os elementos fraturados.
Tuk Tuk, Transmissão de potência, Modos de falha, Fadiga, Integridade estrutural

novembro 25, 2019, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Eduardo Joaquim Anjos de Matos Almas

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Luís Filipe Galrão dos Reis

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado