Dissertação

Melhoramento do Túnel Aerodinâmico Utilizado pela Empresa João de Deus & Filhos S.A. EVALUATED

O objetivo desta colaboração com a empresa JDEUS foi o de melhorar o banco de ensaios que a empresa utiliza para ensaiar intercoolers, com o foco de encontrar uma solução para medir com rigor a velocidade do escoamento de ar externo que atravessa os intercoolers ensaiados. Através de uma análise à instalação e do tipo de testes ali realizados, chegou-se à conclusão que, devido a possíveis fugas a jusante da secção de teste, o melhor local para medir a velocidade do escoamento nesta instalação será antes deste incidir no intercooler. Foram analisados três métodos de medição: medição através de anemómetro de ventoinha, cálculo através da pressão dinâmica e medição recorrendo a anemómetros de elemento quente. Foi avaliada a utilização de anemómetros de elemento quente de baixo custo como possível solução. De forma a poderem ser utilizados com confiança, estes foram experimentados e calibrados num túnel de vento disponível no Instituto Superior Técnico. Verificou-se que a aplicação de uma contração bem projetada, que direcione o escoamento à entrada da secção de teste do intercooler, é essencial, pois garante um escoamento com menor turbulência e um perfil de velocidades uniforme, permitindo a medição da velocidade numa secção a montante do intercooler. A contração foi projetada e construída, e os dois métodos de medição de velocidade do escoamento referidos foram validados experimentalmente. Concluiu-se que a melhor solução para medir a velocidade do escoamento rigorosamente será a combinação dos dois métodos: anemómetro de elemento quente nas velocidades baixas e pressão dinâmica nas velocidades altas.
Túnel de vento; Intercooler; Escoamento

dezembro 3, 2018, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

José Maria Campos da Silva André

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar