Dissertação

Unsteady behaviour of helicopter blades EVALUATED

Este trabalho teve como foco o estudo das características da perda de sustentação dinâmica num perfil NACA 0012, em diferentes condições. O objetivo foi obter resultados concretos no que toca à perda de sustentação dinâmica, em termos do aumento da sustentação, momento de picada negativo e a formação de vórtices no extradorso. Simulações CFD foram realizadas com o programa Star-CCM. O modelo de turbulência k-ω SST juntamente com o modelo de transição γ-Reθ foi utilizado em todas as simulações. Para o estudo da perda de sustentação, o ângulo de ataque do perfil foi variado, permitindo a identificação de situações de pré-perda, perda e pós-perda de sustentação, para um Re específico. Informação referente a valores máximos de Cl, Cd e Cm foram obtidas. Para o caso dinâmico, um método diferente foi implementado. Neste caso, o perfil foi mantido estático e a zero graus, com o fluido proveniente das fronteiras de baixo e esquerda a atingir o perfil com determinado ângulo de ataque, de acordo com equação do movimento de picada de cada caso. De modo a fornecer um estudo claro sobre o caso dinâmico, dados os diferentes regimes do mesmo, dois casos dinâmicos diferentes foram estudados: perda suave e perda brusca. O último trata-se de um caso crítico, com ângulos de ataque elevados e forte libertação de vórtices ao longo do extradorso do perfil. Para além destes estudos, foi também estudada a influência da frequência reduzida e do número de Reynolds neste fenómeno.
Perda de sustentação dinâmica, CFD, Helicóptero

fevereiro 3, 2021, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

José Maria Campos da Silva André

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Assistant Professor

ORIENTADOR

Filipe Szolnoky Ramos Pinto Cunha

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Assistant Professor