Dissertação

Spatial-focused Multimodality Analysis in the City of Lisbon EVALUATED

A Câmara Municipal de Lisboa está a desenvolver esforços para recolher dados de tráfego urbano e o seu contexto situacional para obter uma visão mais abrangente das mudanças em curso na mobilidade multimodal e apoiar decisões em conformidade. O presente trabalho contribui para o projeto pioneiro de pesquisa e inovação “Integrative Learning from Urban Data” (ILU), e descreve uma metodologia para identificar padrões de mobilidade multimodal através da análise de índices espaço-temporais de multimodalidade em transporte público de passageiros em relação ao contexto situacional disponível. A análise foi realizada através da aplicação de dois índices socioeconómicos (Coeficiente de Gini e Índice de Herfindahl) na cidade de Lisboa organizada por uma unidade geográfica sintética, as Zonas de Análise de Tráfego (TAZ). Os resultados demonstraram que o centro da cidade, rico em pólos de geração e atração de tráfego, beneficia de um uso mais multimodal do sistema de transporte público. Adicionalmente, foi construída uma ferramenta de software com o objetivo de auxiliar especialistas da área, a encontrarem inconsistências na rede de transporte público da cidade de Lisboa.
Multimodalidade, Mobilidade Sustentável, Análise de Dados, Análise de Dados Espaço-temporais, Transporte Público

janeiro 27, 2021, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Rui Miguel Carrasqueiro Henriques

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Elisabete Maria Mourinho Arsénio

LNEC

Investigadora Associada