Disciplina Curricular

Computação Gráfica para Jogos CGJ

Mestrado Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Alameda - MEIC-A 2015

Contextos

Grupo: MEIC-A 2015 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Jogos

Período:

Peso

7.5 (para cálculo da média)

Objectivos

Computação gráfica para jogos cobre aspetos teóricos e práticos do desenvolvimento de motores gráficos para videojogos (game engines). Aborda os diferentes subsistemas presentes num motor de jogo, incluindo, entre outros, subsistemas de rasterização, animação de personagens, e físicos, e discute a articulação necessária entre os vários subsistemas para suportar o desenvolvimento de jogabilidade. Após a frequência desta disciplina, os alunos deverão compreender como funciona um motor gráfico moderno e serem capazes de desenvolver os seus próprios motores gráficos para jogos.

Programa

Introdução ao desenvolvimento de motores gráficos para jogos. Arquitetura de um motor gráfico de jogo. Pipeline de produção e gestão de recursos. Ciclos de simulação em tempo real. Dispositivos de interface. Matemática para motores gráficos 3D. Pipeline de visualização: modelação, modelo de visualização, modelos de iluminação e sombreamento, texturas. Pipeline de rasterização do GPU e programação de shaders. Efeitos visuais. Iluminação global e sombras. Gestão de cenas. Sistemas de animação. Colisões e dinâmica de corpos rígidos. Sistemas de som. Sistemas multijogador. Articulação para desenvolvimento de jogabilidade.

Metodologia de avaliação

Desenvolvimento de projetos individuais (50%) e em equipa (50%) ao longo do semestre. A unidade curricular não tem exame.

Disciplinas Execução

2019/2020 - 1º Semestre

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre

2016/2017 - 1ºSemestre

2015/2016 - 1º Semestre