Disciplina Curricular

Ambientes Inteligentes AI

Mestrado Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Alameda - MEIC-A 2021

Contextos

Grupo: MEIC-A 2021 > 2º Ciclo > Area Principal > Agrupamentos > Sistemas Ciberfísicos

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Dar uma visão abrangente e integrada dos conceitos e plataformas tecnólogicas utilizadas na monitorização, controlo e interacção com o meio envolvente. São abordadas as soluções legadas e as emergentes, baseadas nas tecnologias da informação e comunicação, tomando como referências grandes domínios consensualmente considerados relevantes e com elevado potencial de integração e renovação tecnológicas: Cidades Inteligentes (Smart Cities) e Mobilidade, Edifícios Inteligentes, Indústria, Logística e Distribuição, Vida Assistida.

Programa

Introdução aos Ambientes Inteligentes. Componentes e tecnologias dos ambientes inteligentes: sensores e actuadores. Tratamento da informação dos sensores. Computação embebida. Tecnologias de detecção, identificação e localização de objectos e pessoas. Edifícios e habitações inteligentes. Tipos de requisitos: conforto, energia, segurança. Plataformas de automação legadas: X10, KNX, LonWorks. Plataformas baseadas em standards IP: Building Automation and Control Network (BACnet). Plataformas IoT: soluções da Amazon, Google, Apple e Samsung. Gestão de instalações: ambiente, energia, segurança (safety and security). Gestão energética e Smart Grid. Indústria e Logística: ambientes da produção e da cadeia de distribuição de bens. A fábrica reactiva e reconfigurável (Indústria 4.0). Cidades inteligentes (Smart cities): serviços, mobilidade e acessibilidades, ambiente, energia. Sistemas inteligentes de mobilidade. Vida Assistida: biossensores e vestuário e têxteis inteligentes.

Metodologia de avaliação

A avaliação consiste em 3 mini-testes (25%) e um projecto (75%). Os mini-testes são individuais; o projecto é realizado em grupos de 2 alunos, envolvendo uma componente prática a ser demonstrada, a entrega de relatório e uma apresentação pública.

Componente de Competências Transversais

As principais Competências Transversais a desenvolver são o Pensamento Crítico e Inovador e as Competências Interpessoais. A primeira competência deverá manifestar-se na realização do projecto da UC em que é valorizada a inovação e a procura de novas abordagens para a resolução de um dado problema no contexto dos Ambientes Inteligentes. A segunda competência está directamente ligada ao método de avaliação que explicita a realização do projecto em grupo, a realização de relatório escrito e sua apresentação oral pública.

Componente Laboratorial

A componente laboratorial consiste no apoio e desenvolvimento do projecto. Os temas do projecto são diversos, podendo ser propostos pelos alunos, desde que integrados no contexto da unidade curricular.

Componente de Programação e Computação

No curso onde esta UC é oferecida estão asseguradas as componentes de Computação e Programação de acordo com o MEPP 2122.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução