Disciplina Curricular
Computação Gráfica CGra
Mestrado Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Alameda - MEIC-A 2006
Contextos
Grupo: MEIC-A 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização Complementar > Fundamentos de Engenharia Informática
Período:
Peso
4.5 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta unidade curricular pretende fornecer conhecimentos básicos sobre computação gráfica interactiva. São leccionados os fundamentos da representação e criação de imagens sintéticas a partir de cenas tri-dimensionais. Neste âmbito os alunos verão dominar as transformações geométricas elementares e compreender o funcionamento do pipeline de visualização 3D e dos seus andares principais. No final, os alunos estarão preparados para desenhar e desenvolver aplicações gráficas interactivas.
Programa
Fundamentos: Enquadramento e conceitos fundamentais; Matemática para CG (inclui trigonometria e matrizes); Introdução ao OpenGL Transformações Geométricas: Transformações geométricas planas elementares; Transformações em coordenadas homogéneas; Transformações em três dimensões; Composição de transformações geométricas; Matriz de transformação composta. Grafos de Cena; Manipulação de matrizes em OpenGL (ordem, modos, pilha, etc...); Programação baseada em eventos; Animação Interactiva. Pipeline de Visualização 3D: Visualização clássica e por computador; Visualização 3D; Câmara Virtual Simples; Visualização e Projecção em OpenGL; Iluminação (modelo de Phong e Blinn-Phong); Sombreamento (Flat, Gouraud e Phong) Recorte (Cohen-Sutherland e Sutherland-Hodgman) Operações sobre fragmentos – buffers e mapeamento de texturas Novas arquitecturas Hardware/Software em Computação Gráfica
Metodologia de avaliação
Teórica (50%). Nota mínima: 9.5 (2 testes) Projecto (50%). Nota mínima: 9.5