Disciplina Curricular
Gestão Estratégica e Comercial GECom
Mestrado Bolonha em Engenharia e Gestão da Inovação e Empreendedorismo - MEGIE 2019
Contextos
Grupo: MEGIE 2019 > 2º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
-
Objectivos
Desenvolver nos alunos a capacidade de pensar estrategicamente sobre uma empresa, nomeadamente sobre o seu posicionamento competitivo, sobre como é que podem ser conseguidas vantagens competitivas sustentáveis que permitam captar a preferência dos consumidores alvo, e sobre como é que a estratégia escolhida pode ser implementada e executada com sucesso; e desenvolver nos alunos a capacidade de aplicarem análise e escolha estratégica numa grande variedade de indústrias e situações competitivas. Ensinar os conceitos e modelos fundamentais de marketing e evidenciar a sua importância no desenvolvimento de decisões estratégicas de negócio.
Programa
Estratégia 1. O que é a Estratégia? 2. Análise externa 3. Análise interna 4. Estratégia corporativa 5. Estratégia de negócio Marketing 1. O que é o Marketing? 2. Comportamento de compra do consumidor e organizacional 3. Segmentação do mercado, targeting e posicionamento do produto 4. Marketing-mix: decisões relativas ao produto, preço, distribuição e comunicação
Metodologia de avaliação
A avaliação consistirá na realização de um exame final escrito individual (50%), com nota mínima de 9,5 valores, e de um projeto em grupo (50%). Os alunos que se encontrem inscritos em Época Especial fazem apenas um exame final escrito cotado para 20 valores.
Componente de Competências Transversais
O projeto irá permitir a avaliação de competências transversais, especialmente, no que respeita ao pensamento crítico e inovador (p. ex., criatividade, pensamento critico), competências interpessoais (p. ex., comunicação escrita, trabalho de equipa, liderança) e literacia de informação e dos media (p. ex., estruturação de documentos, procura e gestão de informação, seleção de fontes apropriadas), mas também em certa medida no que se refere às competências intrapessoais (p. ex., gestão de tempo e do stress) ou cidadania global (p. ex., tolerância e abertura). A percentagem da componente de competências transversais deverá ser da ordem dos 15%.
Componente Laboratorial
-
Componente de Programação e Computação
-
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.