Disciplina Curricular

Teoria Quântica dos Campos TQC

Mestrado Bolonha em Engenharia Física Tecnológica - MEFT 2021

Contextos

Grupo: MEFT 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Opções

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Aprender as tecnicas necessárias para cálculos em Teoria Quântica de Campos. No final deste curso, os alunos deverão conseguir, para um dado processo, desenhar os diagramas de Feynman e calcular as respectivas secções eficazes de difusão (em ordem mais baixa).

Programa

I. Mecânica Quântica Relativista. Equações de Klein Gordon e Dirac. Covariância da equação de Dirac. Simetrias discretas. Soluções de partícula livre. Acoplamento electromagnético e limite não-relativista. Soluções de energia negativa e antipartículas. Partículas de spin 1/2 sem massa. Teoremas sobre traços de matrizes de Dirac. II. Regras de Feynman para QED e QED escalar. "Interaction picture". Expansão de Dyson e matriz S. Teorema de Wick. III Exemplos simples em QED. Secção eficaz de difusão de Compton de electrões e positrões. Aniquilação electrão-positrão em QED. Bremsstrahlung. Difusão de Compton. IV. Outros exemplos simples. Largura de Z0. Aniquilação electrão-positrão no Modelo Standard. Decaimento do muão.

Metodologia de avaliação

50% - 100% Avaliação contínua por 2 minitestes (a realizar durante aulas TP) ou 0% - 100% Exame [Havendo recursos de assistentes de docência adequados, o docente poderá decidir alterar os testes para fichas e/ou séries de problemas.]

Componente de Competências Transversais

80% - Pensamento Crítico e Inovador (estratégias de resolução de problemas, pensamento estratégico, pensamento crítico, criatividade) 20% entre Competências intrapessoais, Competências interpessoais e Literacia da informação.

Componente Laboratorial

Não tem

Componente de Programação e Computação

0.25 ECTS de FeynCalc, Qgraf e/ou outro software usado em cálculos.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução