Disciplina Curricular

Laboratório de Detetores em Física de Altas Energias LDH

Mestrado Bolonha em Engenharia Física Tecnológica - MEFT 2021

Contextos

Grupo: MEFT 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Grupo 2

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Compreender os princípios de operação das diferentes categorias de detectores utilizados em Experiências de Física de Altas Energias e domínios afins. Adquirir capacidades nos procedimentos necessários para caracterizar e optimizar o desempenho desses detectores.

Programa

Interação da radiação com a matéria e deposição de energia em volumes sensíveis dos detectores; Caracterização de diferentes tipos de detectores: detectores gasosos; detectores de semicondutores; Cherenkov e detectores de radiação de transição; cintiladores, shifters de comprimento de onda, guias de luz e fibras ópticas. Medição da linearidade, uniformidade e resolução do sinal; Eficiência geométrica e intrínseca de um detector; Resolução em energia de detectores calorimétricos e sua relação com as propriedades físicas do detector; Medição da deposição de energia em materiais finos: a curva de Bethe-Bloch; Calibração de um detector; Caracterização de diferentes tipos de fotodetectores: fotomultiplicadores, fotomultiplicadores de silício e outras alternativas. Técnicas de simulação para validação, caracterização e optimização da resposta do detector.

Metodologia de avaliação

Apresentação e discussão dos trabalhos desenvolvidos durante o curso.

Componente de Competências Transversais

Pensamento crítico e capacidade de lidar com problemas imprevistos no decurso das actividades laboratoriais; propor e testar soluções para resolvê-los. Capacidade de comunicar com eficiência os resultados e conclusões obtidos. Capacidade de trabalho em equipa.

Componente Laboratorial

A UC baseia-se na manipulação de diferentes tipos de detectores, medindo a sua resposta a vários tipos de radiação. Também exigirá o manuseamento de instrumentação, nomeadamente instrumentação de electrónica nuclear, para a aquisição de dados.

Componente de Programação e Computação

As capacidades de programação serão exploradas na análises dos dados e, eventualmente, no desenvolvimento de software específico. Está também prevista a utilização de códigos de simulação de Monte Carlo de forma a complementar e estender as medições realizadas em laboratório. Estima-se um total de 0,3 ECTS como carga de trabalho no desenvolvimento e utilização de ferramentas de programação e computação.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2021/2022 - 1º Semestre