Disciplina Curricular
Tópicos Avançados em Física Computacional TAFC
Mestrado Bolonha em Engenharia Física Tecnológica - MEFT 2021
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Para alcançar os objetivos de aprendizagem esperados, os estudantes devem ter conhecimentos prévios programação e física computacional.
Objectivos
Desenvolver nos alunos as competências necessárias para expressarem e explorarem algoritmos associados a diferentes áreas da Física e da Engenharia, recorrendo às mais modernas arquitecturas e metodologias de programação utilizadas em Física Computacional. Para esse efeito, os alunos serão em primeiro lugar introduzidos à computação paralela e computação em sistemas heterogéneos, explorando e utilizando em seguida estes conceitos com recurso aos algoritmos e modelos físicos mais gerais usualmente utilizados nas principais áreas de actuação do Departamento de Física. Uma perspectiva global das técnicas e metodologias computacionais utilizadas noutros domínios da física e da engenharia será também dada num conjunto de seminários com especialistas convidados.
Programa
A unidade curricular está organizada em módulos, operacionalizando os objectivos definidos. Módulo 1: Computação paralela e computação em sistemas heterogéneos Módulo 2: Modelos numéricos de plasmas e multi-escala Módulo 3: Modelos numéricos em estrutura electrónica Módulo 4: Dinâmica molecular, Monte-Carlo, algoritmos genéticos Módulo 5: Modelos numéricos em Astrofísica, Gravitação e Física das Altas Energias Módulo 6: Outras aplicações de métodos computacionais
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua (100%): Trabalhos/conjunto de problemas individuais(35%) + Projecto em grupo (50%) + Apresentação e Discussão Oral (15%)
Componente de Competências Transversais
A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em pensamento Crítico, nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas, nas apresentações e problemas individuais; Competências interpessoais e intrapessoais (oral, organizacional e trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança, auto-motivação) nas apresentações e projeto em grupo, e literacia da informação (capacidade de localizar e aceder a informação) nas apresentações e projeto. A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 15%.
Componente Laboratorial
NA
Componente de Programação e Computação
Computação paralela Algoritmos, modelos e simulações físicas
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.