Disciplina Curricular
Tópicos em Física de Partículas e Astropartículas I TFPA-I
Mestrado Bolonha em Engenharia Física Tecnológica - MEFT 2021
Contextos
Grupo: MEFT 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Física de Particulas, Teoria de Campo
Objectivos
Dar ao aluno um conhecimento aprofundado e actual de alguns temas seleccionados, teóricos e experimentais, de física de partículas e astroparticulas. Ser capaz de perceber, ao nível de trabalho de investigação actual, alguns temas teóricos e experimentais
Programa
O programa está organizado por módulos que cobrem todas as áreas de investigação em Física de Partículas e Astropartículas e que é comum para os dois semestres. Cada aluno de acordo com o seu plano de estudos desenvolverá em cada semestre um sub-conjunto destes módulos. A-Física Partículas 1) Violação de CP e bariogénese. Física de neutrinos e leptogénese. 2) Cromodinâmica Quântica e a liberdade assimptótica. Confinamento. 3) Modelos com sector de Higgs estendido, incluindo supersimetria. 4) Difusão inelástica profunda; electroprodução e neutrinoprodução; funções de estrutura. 5) Modelo dos partões; os partões como quarks; previsões experimentais. Partões em Cromodinâmica Quântica; comparação com os dados experimentais. Modelo dos partões e QCD na aniquilação electrão positrão. Funções de fragmentação. B-Astropartículas 6) Neutrinos solares e astrofísicos 7) Raios gama 8)Raios cósmicos de Energia Extrema 9) Matéria escura: modelos teóricos e detecção.
Metodologia de avaliação
Trabalho individual escrito com apresentação oral de 30 min
Componente de Competências Transversais
80% - Pensamento Crítico e Inovador 20% de entre Competências intrapessoais, Competências interpessoais e Literacia da informação.
Componente Laboratorial
não tem
Componente de Programação e Computação
Opcional durante a execuçao do trabalho.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.