Disciplina Curricular

Laboratório de Astrofísica LA

Mestrado Bolonha em Engenharia Física Tecnológica - MEFT 2021

Contextos

Grupo: MEFT 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Opções

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Adquirir competências avançadas em astrofísica observacional. Aprender os fundamentos de astrofísica observacional, nomeadamente em astrosismologia e heliosismologia, técnicas de observação, redução e análise de dados observacionais, e astrofísica computacional. Os alunos adquirem competências que lhes permitem participar na preparação e posterior análise e interpretação dos dados provenientes das próximas missões astronómicas da ESA- Agência Espacial Europeia e da próxima geração de telescópios do ESO- European Southern Observatory.

Programa

I. Introdução à Astronomia Observacional: Telescópios, sistema de coordenadas astronómicas, conceitos de fotometria e espectroscopia. Aquisição de dados com câmaras CCD: características de uma câmara CCD; principais etapas na preparação de uma sessão de observação, aquisição de dados, redução e interpretação de dados. II. Oscilações estelares e sistemas planetários: hidrodinâmica básica, problema de valores próprios de oscilações estelares, modos acústicos e modos de gravidade; métodos numéricos e analíticos para resolver equações, conceitos básicos para observar oscilações estelares, Helioseismologia e Asteroseismologia, principais avanços na física estelar. Futuras missões estelares da ESA e da NASA.

Metodologia de avaliação

Avaliação 100% contínua (dois projetos de pesquisa, apresentações orais e discussão de projetos; um dos projetos compreende trabalho prático num observatório astronómico para realização de um projeto observacional). A classificação final é a média da classificação obtida em cada projeto. 70% do trabalho dos projetos tem uma componente de programação e computação.

Componente de Competências Transversais

A UC permite o desenvolvimento de competências transversais a partir da preparação, execução e análise de projetos. Neste processo de execução do projeto desenvolvem-se a capacidade de planeamento, o pensamento estratégico, abordagens à resolução de problemas e o sentido crítico. A destacar ainda a importância das apresentações dos projetos, competências adquiridas na organização de projetos e trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança, auto-motivação, e capacidade para realizar apresentações de projeto concisas e atrativas), literacia da informação e dos media (capacidade de localizar e aceder a informações). A percentagem de avaliação associada a essas competências é da ordem de 50%.

Componente Laboratorial

As aulas de Laboratório serão realizadas no Observatório do Centro de Informação Geoespacial do Exército com utilização da câmara CCD do CENTRA. As aulas sobre análise e interpretação de dados provenientes de das observações no CIGeoE ou observatórios do ESO e missões de satélites da ESA decorrem no Laboratório de Astrofísica, um espaço de informática dedicado ao ensino e treino em astrofísica observacional e computacional. Os gestores de Informática do CENTRA dão o apoio necessário a nível de instalação de software.

Componente de Programação e Computação

No curso o aluno vai aprender a usar técnicas numéricas para análise de dados observacionais astronómicos e de dados de astrosismologia e heliosismologia de missões de satélites da ESA. Esta formação é feita através da utilização de programas especializados de nível profissional. Pelo menos 70% do curso serão dedicados ao desenvolvimento de competências em computação.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2021/2022 - 1º Semestre