Disciplina Curricular

Engenharia Farmacêutica I EFar

Mestrado Bolonha em Engenharia Farmacêutica - MEFarm 2021

Contextos

Grupo: MEFarm 2021 > 2º Ciclo > Área Principal

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

Fluência na prática de cálculos e pensamento quantitativo em Ciência e Engenharia.

Objectivos

Os alunos deverão adquirir uma visão integrada dos processos de produção e purificação de produtos biofarmacêuticos, através do estudo dos fundamentos teóricos das diversas operações unitárias utilizadas nas diferentes fases do seu fabrico, de modo a se obter um produto final com elevada pureza e valor acrescentado. No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de definir uma estratégia para a produção e purificação de produtos biofarmacêuticos, incluindo os equipamentos adequados para cada operação unitária selecionada.

Programa

PRODUÇÃO - Produção de produtos farmacêuticos em reatores biológicos. Fermentação descontínua, com adição períodica de substratos e contínua. Cultura de células microbianas e animais. Desenvolvimento de meios de cultura. Esterilização e condições assépticas. Transferência de massa e calor. Transferência e consumo de oxigénio. Agitação e mistura. Parâmetros operacionais, monitorização e controle. Colheita e recuperação de células. Desenvolvimento de parte de produção em bioprocessos. PURIFICAÇÃO - Critérios de seleção para processos de separação e purificação. Produtos intracelulares e extracelulares. Separação sólido-líquido: filtração, sedimentação e centrifugação. Ruptura celular. Recuperação e concentração de produtos biológicos: processos de membranas (microfiltração e ultrafiltração). Purificação final: cromatografia. Desenvolvimento de processos de purificação.

Metodologia de avaliação

As metodologias de ensino pretendem fomentar a aprendizagem baseada em resolução de problemas e por projectos, reforçando-se a aprendizagem activa, o trabalho autónomo e a responsabilização do estudante. O método de avalição tem duas componentes, cada uma com um peso de 50% na nota final. Uma componente de avaliação continua - PROJETO - onde os alunos, em grupos de 4-5, propõem um processo de fabrico para um detemrinado produto biofarmaceutico, e que inclui uma apresentação final do processo proposto. E um exame onde os conceitos dados nas aulas teóricas serão avaliados individualmente. NOTA FINAL = 50% Exame + 50% Projecto

Componente de Competências Transversais

A UC permite desenvolver Competências Transversais dos seguintes grupos: i) Pensamento Crítico e Inovador: o projecto permite aos alunos desenvolver competências de pesamento estratégico, crítico, criatividade e estratégias de resolução de problemas; as aulas teóricas e a avaliação por exame permitem igualmente desenvolver o pesamento crítico e estratégias de resolução de problemas. ii) Competências Interpessoais:o projecto, desenvolvido em grupo, e a respectiva apresentação oral permitem desenvolver competências de trabalho em equipa, cominicação escrita e oral. iii) Competências Intrapessoais: os alunos desenvolvem competências em produtividade e gestão de tempo, no âmbito do cumprimento de prazos de entrega do projecto e apresentação. A percentagem de avaliação associada a estas competências é da ordem dos 20%

Componente Laboratorial

Sem componente laboratorial.

Componente de Programação e Computação

Sem componente de programaçõa e computação.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2º semestre

2022/2023 - 2º semestre