Breve Introdução

O Mestrado em Engenharia Farmacêutica é um 2º ciclo, oferecido em Português ou Inglês de acordo com o tipo de alunos inscritos, pretende atrair estudantes de formações de 1º ciclo nas áreas das Ciências e Tecnologias, nacionais e estrangeiros, para uma formação em áreas emergentes e de grande potencial, relacionadas com os novos paradigmas da qualidade como ciência de fabrico na produção farmacêutica (viz., QbD).

 

É um programa de estudos acreditado pela A3ES e Ordem dos Engenheiros. Destina-se a formar profissionais em Engenharia Farmacêutica, para o mercado de trabalho internacional, com fortes competências na utilização das ferramentas mais modernas de concepção e operação de processos de fabrico, de gestão e verificação da qualidade do processo e do produto ao longo do seu ciclo de vida, e de princípios ativos farmacêuticos de origem química ou biológica, e de produtos formulados desses APIs.

 

O IST e a FFUL possuem colaborações com a indústria farmacêutica nacional e multinacional, assim como diversas entidades do Sistema Nacional de Saúde e com as autoridades que regulam estes sectores local e mundialmente - p.ex., em Portugal (INFARMED), na UE (EMA) e nos EUA (FDA) - formando uma rede para a realização de dissertações e subsequentemente de apoio às saídas profissionais.  O IST e FFUL possuem protocolos com diversas Universidades, permitindo que estudantes dessas instituições transitem para este 2º Ciclo (p.ex.,  Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP em São Paulo Brasil, entre outras na UE por exemplo).

Historial

O Mestrado em Engenharia Farmacêutica é um 2º ciclo oferecido desde 2007 por duas instituições da Universidade de Lisboa (IST e Faculdade de Farmácia) com aulas nos campi das duas instituições, conducente ao grau de Mestre em Engenharia Farmacêutica.

 

Objectivos

O Mestrado em Engenharia Farmacêutica oferecido conjuntamente pelo IST (Dept. de BioEngenharia e Dept. Engenharia Química) e a a FFUL (Dept. de Ciências Farmacêuticas e Dept. de Tecnologia Farmacêutica),  forma profissionais com uma sólida formação em Tecnologia Farmacêutica e Engenharia de Processo Farmacêutico, capazes de contribuir significativamente para a inovação tecnológica, a melhoria da competitividade industrial e a liderança na generalidade das áreas do fabrico farmacêutico.

Destinatários

O Mestrado em Engenharia Farmacêutica destina-se a estudantes que tenham completado uma formação de 1º ciclo nas áreas das Ciências e Tecnologias, em instituições de reconhecida qualidade, nacionais ou estrangeiras.

Saídas Profissionais

A totalidade dos cerca de 80 graduados do MEFARM estão empregados.  A maioria está em empresas farmacêuticas de produção de APIs, de formulação de produto acabado, empresas biofarmacêuticas, organismos reguladores da actividade farmacêutica em Portugal ou no estrangeiro, empresas de dispositivos médicos ou da área hospitalar e dos sistemas de saúde em geral.  Uma parte minoritária seguiu estudos de 3º ciclo em instituições em Portugal ou no estrangeiro (e.g., Alemanha, Suíça, Canadá).

Regime de Funcionamento

As disciplinas propedêuticas funcionam em período pós-laboral.  As restantes disciplinas funcionam em horário diurno.  As disciplinas da responsabilidade do IST são leccionadas no IST, e as da FFUL na FFUL.  Nos dias em que existem aulas de disciplinas IST não existem aulas na FFUL e vice-versa.

 

 

Propinas

Coordenadores

2018/2019
José Monteiro Cardoso de Menezes
cardoso.menezes@tecnico.ulisboa.pt

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.