Disciplina Curricular

Farmacotecnia Industrial II FInd-II

Mestrado Bolonha em Engenharia Farmacêutica - MEFarm 2021

Contextos

Grupo: MEFarm 2021 > 2º Ciclo > Área Principal

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

Qualquer aluno(a) que tenha sido admitido aos 2º Ciclos seguintes é elegível para frequentar esta UC: MEFARM, MIEBIOL, MEQ, MEBIOM, MEAMBI.

Objectivos

Os alunos devem adquirir conhecimentos na área das formas farmacêuticas sólidas e sua caracterização. Trata­se de uma unidade curricular que beneficia da formação propedêutica de outras unidades leccionadas no 1o semestre pelo que permitirá a integração de conhecimentos. Dá enfase particular aos equipamentos e instalações usados na preparação dessas formas farmacêuticas.
Os tópicos principais da Unidade Curricular são:
. Excipientes usados na preparação de formas farmacêuticas sólidas;
. Design de partículas (engenharia de cristais e de partículas);
. Tecnologias de granulação;
. Compressão de materiais;
. Encapsulação (macroencapsulação) de fármacos;
. Tecnologias de revestimento;
. Estratégias para controlar a libertação de fármacos de formas farmacêuticas.

Programa

O estudo das propriedades físicas (ex. mecânicas) e químicas (ex. estrutura cristalina) dos materiais são consideradas no seu processamento. O processamento começa no design de partículas apresentando­se conceitos de engenharia de cristais e de partículas, evoluindo para tecnologias de granulação, cujos grânulos podem ser usados como tal ou transformados em comprimidos ou cápsulas. Se for necessário qualquer destas entidades podem ser sujeitas a revestimento.

Metodologia de avaliação

Trabalho monográfico final (60%).
Ensino prático: Avaliação contínua (40%):
• Discussão em grupo e consulta de bibliografia na aula no momento a) da escolha dos excipientes e das respectivas quantidades na fórmula em discussão, b) do delineamento experimental a nível de investigação, escala piloto e industrial, e c) escolha dos ensaios de controlo da qualidade em processo e no produto final. • Racionalidade técnica e possibilidade de realização prática de formulações baseadas nas propriedades intrínsecas do fármaco (monografias da FP 9). • Apresentação na aula seguinte (proposta de formulação, produção e controlo da qualidade reflectida e após consulta de documentação).


Componente de Competências Transversais

Esta UC ajuda a entender a regulação e legislação exercida por diferentes autoridades internacionais sobre a Indústria Farmacêutica (de diferentes tipos, localizada em diferentes locais do globo). Em termos de competências transversais entenda-se o desenvolvimento de aptidões na interpretação de Legislação Nacional e Internacional sobre o sector farmacêutico e a capacidade de se considerarem diferentes perspectivas: societais, nacionais e culturais.

Componente Laboratorial

Sessões laboratoriais para exemplificar a operação de equipamentos farmacêuticos à escala de bancada, ilustrando as operações farmacêuticas mais comuns e exemplificando a preparação de uma forma galénica.

Componente de Programação e Computação

Não aplicável no sentido de Programação e Computação. A UC exige capacidades de pesquisa na Internet, de procura de informação e a capacidade de entender o que são Requisitos Funcionais de Projecto e as Especificações de diferentes plataformas de software comerciais (URS; FRS; FDS) disponíveis para a Indústria Farmacêutica.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2º semestre

2022/2023 - 2º semestre