Dissertação

Advanced Strategies for Low-Frequency Noise Immunity in Biomedical Signal Acquisition EVALUATED

Esta tese tem como foco o desenvolvimento de arquiteturas de polarização de ultra-baixo ruído para a aquisição de sensores de resistência magneto-gigante (GMR). A crescente prevalência de bactérias resistentes a antibióticos apresenta um desafio substancial nos ambientes de saúde hospitalar, onde a ausência de métodos de detecção oportunos e económicos contribui para o risco de transmissão entre os pa- cientes e as potenciais consequências graves. O objetivo principal deste estudo é detetar bactérias resistentes a antibióticos utilizando citometria de fluxo magnética (MFC) num período de tempo inferior a 1 hora. Para alcançar este objetivo, um protótipo previamente estabelecido foi aprimorado através da implementação de uma nova arquitetura de um espelho de corrente de baixo ruído para a polarização de sensores magnéticos, resultando numa redução significativa no ruído de tensão (1,9 μVRMS numa largura de banda de 1 MHz) e em imunidade significativa ao ruído gerado pelo aumento da corrente nos sensores. Essas melhorias contribuem para uma maior relação sinal-ruído (SNR) e melhoram a precisão da contagem digital de partículas. Foram realizados testes experimentais de MFC envolvendo bactérias E.coli marcadas com nanopartículas paramagnéticas para validar a eficácia do sistema. Os resultados desta pesquisa visam atender à urgente necessidade de metodologias de detecção bacteri- ana rápidas e precisas em ambientes de cuidados de saúde hospitalares.
Sensor Magnetoresistivo, GMR, Espelho de Corrente de Baixo Ruído, Citometria de Fluxo Magnético, Processamento de Sinal

junho 30, 2023, 10:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Diogo Miguel Bárbara Coroas Prista Caetano

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Auxiliar Convidado

ORIENTADOR

Gonçalo Nuno Gomes Tavares

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Auxiliar