Dissertação

Driving Profile Optimization for Energy Management in the Formula Student Técnico Prototype CONFIRMED

Esta tese aborda um desafio crucial no cruzamento da indústria dos veículos elétricos e do automobilismo, concentrando-se na otimização da gestão de energia. O trabalho centra-se num evento completo de Endurance de Formula Student, incluindo o desenvolvimento de modelos de pista e veículo. O objetivo principal é otimizar uma referência de energia que maximize a pontuação nas competições. Esta serve como referência para o consumo de energia ao longo do evento. Este estudo inclui a implementação no protótipo de Formula Student, FST12, de um controlador de feedback. Este gere dinamicamente a saída de potência do inversor, garantindo que o veículo segue a linha de referência de energia preestabelecida. Esta abordagem de gestão de energia em tempo real aprimora o desempenho geral do veículo, otimizando a sua utilização de energia para obter o máximo potencial de pontuação. Após uma experiência em pista semelhante à que decorre numa competição oficial, o carro acabou os 22 km com um desvio de apenas 20 segundos face ao que tinha sido simulado, usando 99.5% da energia desejada pela otimização. O trabalho não contribui apenas para o contexto da Formula Student, mas também para a indústria mais ampla dos VE, continuando investigação sobre soluções mais eficientes. Esta pesquisa destaca a importância da otimização baseada em simulação e da gestão de energia em tempo real, cujos princípios têm grande potencial no setor de VE, onde alcançar o equilíbrio ideal entre consumo de energia e desempenho é fundamental na mobilidade sustentável e em vantagem competitiva no cenário automobilístico.
Formula Student, Gestão de Energia, Mobilidade Elétrica, Otimização, Dinâmica de Veículo

abril 9, 2024, 11:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

João Filipe Pereira Fernandes

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Auxiliar