Disciplina Curricular
Sistemas de Tempo Real STR
Mestrado Bolonha em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - MEEC 2021
Contextos
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Áreas Secundárias > Área Secundária - Sistemas de Computação
Período:
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Áreas Secundárias > Área Secundária - Sistemas Ciberfísicos
Período:
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Áreas Secundárias > Área Secundária - Circuitos e Sistemas Eletrónicos
Período:
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização Principais > Área de Especialização Principal de Sistemas de Computação > Sistemas
Período:
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização Principais > Área de Especialização Principal de Sistemas Ciberfísicos > Dispositivos e Interface com o Meio Físico
Período:
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização Principais > Área de Especialização Principal de Circuitos e Sistemas Eletrónicos > Sistemas Embebidos
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Conhecimentos básicos de programação.
Objectivos
Familiarização com sistemas embebidos tempo-real, incluindo aspectos relacionados com a sua especificação, desenvolvimento e teste.
Programa
- Introdução aos Sistemas Embebidos e Sistemas Tempo-Real - Tipos de sistemas tempo-real - Restrições temporais: origem e caracterização; problemas inerentes a comportamentos temporalmente desadequados - Paradigmas de captura do estado do meio a controlar: paradigmas de controlo por eventos e por tempo; caracterização dos dois paradigmas; implementação recorrendo a rotinas de interrupção e a um executivo multi-tarefa - Conceitos básicos de escalonamento: modelos de tarefas com restrições temporais explícitas; escalonamento de tarefas, taxonomia básica - Escalonamento de tarefas periódicas: escalonamento estático cíclico; escalonamento construído em tempo de execução usando prioridades fixas e prioridades dinâmicas - Processamento de tarefas aperiódicas/esporádicas: Servidores de prioridades fixas; Servidores de prioridades dinâmicas - Acesso a recursos partilhados: problema da inversão de prioridades; herança de prioridades; protocolo de teto de prioridades (Priority-Ceiling Protocol) - Sistemas operativos de tempo-real: estruturas internas de executivos multi-tarefa; implementação dos serviços básicos de gestão de tarefas - Outras aplicações do escalonamento tempo-real: escalonamento de tráfego em barramentos partilhados; escalonamento de tarefas em multiprocessadores
Metodologia de avaliação
50% avaliação contínua; 50% avaliação não contínua
Componente de Competências Transversais
A UC abarca o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico e Inovador, Competências Interpessoais e Intrapessoais (oral, organizacional e trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança, auto-motivação) e Literacia da Informação e dos media (capacidade de localizar e aceder a informações, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos media) nos laboratórios e projecto. A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 20%.
Componente Laboratorial
A componente laboratorial consistirá em pequenos trabalhos de familiarização/adaptação e um projecto. A avaliação do projecto será feita com base num relatório escrito, assim como na sua discussão e demonstração funcional do projecto.
Componente de Programação e Computação
A componente laboratorial e de projecto requer programação de plataformas de sistemas embebidos (linguagem C ou similar).
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.