Disciplina Curricular
Redes Móveis e Internet das Coisas RMIC
Mestrado Bolonha em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - MEEC 2021
Contextos
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Áreas Secundárias > Área Secundária - Telecomunicações
Período:
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Áreas Secundárias > Área Secundária - Redes e Sistemas de Comunicação
Período:
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Áreas Secundárias > Área Secundária - Sistemas Ciberfísicos
Período:
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Áreas Secundárias > Área Secundária - Circuitos e Sistemas Eletrónicos
Período:
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização Principais > Área de Especialização Principal de Telecomunicações > Sistemas e Redes
Período:
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização Principais > Área de Especialização Principal de Redes e Sistemas de Comunicação > Tecnologias de Rede Móvel e Fixa
Período:
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização Principais > Área de Especialização Principal de Sistemas Ciberfísicos > Controlo e Comunicações
Período:
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização Principais > Área de Especialização Principal de Circuitos e Sistemas Eletrónicos > Sistemas Embebidos
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Frequência prévia da UC de Redes de Computadores e Internet; conhecimentos de programação.
Objectivos
•. Dotar os alunos de conhecimentos teóricos sobre os desafios tecnológicos da comunicação sem fios e móvel, assim como formas existentes de os ultrapassar; •. Permitir aos alunos compreender como é que diversas técnicas base podem ser integradas numa tecnologia de comunicação sem-fios e/ou móvel, e como é que as vantagens e desvantagens desta podem ser analisadas à luz de requisitos funcionais e de desempenho; •. Permitir aos alunos compreender o papel das tecnologias de comunicação num ambiente aplicacional mais alargado de Internet das Coisas. •. Permitir aos alunos uma aprendizagem experimental das redes sem-fios, permitindo-lhes manipular parâmetros ambientais e tecnológicos e observar o respectivo impacto; •. Dotar os alunos de capacidade para projectar e construir sistemas reais que podem ser integrados na Internet das Coisas Os primeiros três objectivos são almejados pela componente teórica, sendo os últimos dois o foco das componentes laboratorial e de projecto.
Programa
1- Fundamentos de comunicações sem fios; --- Caracterização do canal de comunicações; --- Protocolos de Acesso ao Meio (MAC); 2- Mobilidade: --- IP Móvel; --- Redes móveis ad-hoc; 3- Redes de sensores, comunicação máquina-máquina (M2M) e IoT: --- Arquitetura e visão de sistema (dos sensores às aplicações); --- A pilha de protocolos IoT; --- Tecnologias: ------ WLANs e WPANs; ------ Field Area Networks; ------ Low-Power Wide Area Networks (LPWANs); 4- Redes Móveis Celulares: --- Princípios e Arquiteturas; --- Tecnologias: ------ Evolução tecnológica (2G, 3G, 4G, 5G); ------ Tecnologias LTE, LTE-A; ------ Suporte de IoT nas redes móveis celulares.
Metodologia de avaliação
50% avaliação contínua; 50% avaliação não contínua
Componente de Competências Transversais
A UC abarca o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico e Inovador, Competências Interpessoais e Intrapessoais (oral, organizacional e trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança, auto-motivação) e Literacia da Informação e dos media (capacidade de localizar e aceder a informações, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos media) nos laboratórios e projecto. A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 20%.
Componente Laboratorial
Para além da componente laboratorial, nesta secção também se irá detalhar a componente de projecto, pois as duas componentes estão relacionadas. A componente laboratorial consistirá em pequenos trabalhos de laboratório visando objectivos de aprendizagem específicos que constituirão a base de desenvolvimento do projecto. A avaliação destes trabalhos será feita na aula e terá carácter puramente funcional. Esta componente terá lugar durante as primeiras do trimestre. O projecto irá partir dos conhecimentos adquiridos no contexto dos trabalhos de laboratório, visando desenvolver um sistema básico completo de Internet das Coisas. Os alunos terão de complementar as funcionalidades aprendidas anteriormente com outras, havendo um maior grau de liberdade para a escolha da aplicação, linguages de programação, equipamento, etc. A avaliação do projecto será feita com base num relatório escrito, assim como na sua defesa oral e demonstração funcional do projecto.
Componente de Programação e Computação
As componentes laboratorial e de projecto requer programação de plataformas de sistemas embebidos (linguagem C ou similar), assim como de código de processamento dos dados a nível de servidor Web (Python, Java, etc.).
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.