Disciplina Curricular

Redes Veiculares RV

Mestrado Bolonha em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - MEEC 2021

Contextos

Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Áreas Secundárias > Área Secundária - Redes e Sistemas de Comunicação

Período:

Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização Principais > Área de Especialização Principal de Redes e Sistemas de Comunicação > Tecnologias de Rede Móvel e Fixa

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

Recomendam-se conhecimentos prévios de programação e redes de computadores

Objectivos

No final do curso, os alunos devem: - Ter um conhecimento mais amplo dos problemas de mobilidade e da contribuição das redes de veículos para a sua solução. - Compreender os principais princípios das redes veiculares, suas áreas de aplicação, arquiteturas, tecnologias e protocolos, bem como sua inserção na Internet do futuro. - Ser capazes de identificar um problema de mobilidade, projetar e desenvolver uma solução em ambiente de simulação ou em protótipo real usando conceitos de rede veicular.

Programa

1) Introdução: desafios de mobilidade e impacto social; evolução tecnológica e oportunidades de mobilidade; sistemas cooperativos autónomos; redes sem fios e cenários físicos. 2) Princípios de arquitetura: arquitetura de rede: desafios da comunicação V2X; stack de protocolos e integração na Internet. 3) Camada de aplicação: aplicações cooperativas; tipos e casos de uso; requisites de rede 4) Camada de serviço: serviços periódicos e baseados e eventos; topologia a endereçamento baseado em localização 5) Camada de Transporte Rede: modos de comunicação; encaminhamento em MANET; serviços de localização e encaminhamento geográfico; transporte e controlo de congestão; suporte IP. IPv6 e MIP 6) Camada de acesso: acesso ao meio; IEEE 802.11p e 5G 7) Segurança e gestão; segurança e PKI; tendências e aspetos em aberto

Metodologia de avaliação

50% avaliação contínua; 50% avaliação não contínua

Componente de Competências Transversais

O modelo de ensino da disciplina procura estimular um conjunto diversificado de competências transversais. adequadas a um estudante de 2º ciclo: Pensamento crítico e inovador - Os alunos têm a oportunidade de desenvolver pensamento estratégico e crítico, criatividade e habilidades de resolução de problemas no projeto. Competências intrapessoais - No projeto, os alunos estão envolvidos no trabalho em equipa, e a liderança é essencial para atingir as metas do projeto. Apresentações orais e escritas são uma oportunidade para desenvolver habilidades de comunicação. Competências intrapessoais - O trabalho do projeto envolve componentes de produtividade, tempo e gerenciamento, proatividade, iniciativa, motivação intrínseca e tomada de decisão. A percentagem de avaliação associada a essas competências deve ser de cerca de 20%

Componente Laboratorial

As aulas de laboratório são usadas para guiar os alunos nas atividades de projeto. As equipas são responsáveis pelo planeamento do projeto e por garantir que cada membro tenha uma responsabilidade designada para cada fase do projeto. As aulas de laboratório são usadas para coordenar atividades, debater ideias e efetuar validações intermédias. A contribuição do aluno para o trabalho em equipa é avaliada no laboratório. As aulas de laboratório são aulas de presença obrigatória, sendo aceitável o limite máximo de 2 faltas. Caso o aluno não possa comparecer no horário previsto deve acordar previamente com o docente um horário de substituição. Situações excepcionais, tais como problemas de saúde, devem ser acompanhadas de justificação válida (atestado médico por exemplo), para posterior análise do docente.

Componente de Programação e Computação

A disciplina tem uma componente muito importante de programação que consiste no desenvolvimento duma aplicação cooperativa, com recurso ao paradigma de redes veiculares. O desenvolvimento passa pelas várias fases do processo de desenvolvimento de SW: concepção, espeificação, desenvolvimento e teste. Esta componente é avaliada em 1.5 ECTS do esforço letivo.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 1º semestre

2023/2024 - 1º semestre

2022/2023 - 1º semestre

2021/2022 - 1º Semestre