Disciplina Curricular
Transmissão Digital TDig
Mestrado Bolonha em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - MEEC 2021
Contextos
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Áreas Secundárias > Área Secundária - Telecomunicações
Período:
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Áreas Secundárias > Área Secundária - Redes e Sistemas de Comunicação
Período:
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização Principais > Área de Especialização Principal de Telecomunicações > Informação e Comunicação
Período:
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização Principais > Área de Especialização Principal de Redes e Sistemas de Comunicação > Fundamentos das Redes, da Comunicação e da Informação
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Telecomunicações
Objectivos
Esta disciplina pretende complementar os conhecimentos adquiridos na cadeira de Telecomunicações, focando alguns aspetos importantes da Teoria da Informação, as modulações do tipo espalhamento de espetro e multiportadora, as técnicas de deteção e correção de erros usando códigos mais poderosos que os códigos de blocos e a transmissão em canais com desvanecimento.
Programa
I- Teoria da Informação. Codificação de fonte. Capacidade do canal gaussiano. Capacidade do canal discreto sem memória. II- Técnicas para deteção e correção de erros. Técnicas FEC (Forward error correction). Códigos de blocos e convolucionais. III- Transmissão de pulsos em banda de base. Espetro de potência do sinal PAM (Pulse Amplitude Modulation). Filtro adaptado. Pulsos de Nyquist. Técnicas de igualização. IV- Transmissão digital passa banda. Modulações digitais M-árias. Recetores MAP e ML. Probabilidades de erro de símbolo e de bit. Eficiências espetral e de potência. V- OFDM (Orthogonal Frequency-Division Multiplexing) em 5G. VI- MIMO (Multiple input multiple output) em 5G
Metodologia de avaliação
50% avaliação contínua; 50% avaliação não contínua;
Componente de Competências Transversais
O trabalho de grupo a ser implementado aborda um tópico à escolha dos alunos culminando com a elaboração de um relatório. Os objetivos que se visa atingir são: (1) desenvolvimento da componente de investigação, (2) aumento da capacidade de trabalho em grupo, e (3) melhoria de competências na expressão escrita. O impacto das competências transversais na avaliação será da ordem dos 10 %.
Componente Laboratorial
N/A
Componente de Programação e Computação
N/A
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.