Disciplina Curricular
Programação Orientada por Objectos POO
Mestrado Bolonha em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - MEEC 2021
Contextos
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Áreas Secundárias > Área Secundária - Redes e Sistemas de Comunicação
Período:
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Áreas Secundárias > Área Secundária - Sistemas de Computação
Período:
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização Principais > Área de Especialização Principal de Redes e Sistemas de Comunicação > Aplicações e Serviços
Período:
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização Principais > Área de Especialização Principal de Sistemas de Computação > Sistemas
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Conhecimentos de programação.
Objectivos
A unidade curricular pretende fornecer ao aluno três competências: (i) obtenção de conhecimentos de modelação e análise centrada em objectos, com base no UML; (ii) prática de produção de software, usando a linguagem de programação Java; (iii) aquisição de conhecimentos de computação WWW orientada a objectos, nomeadamente linguagens de marcas, Applets e programação em JavaScript.
Programa
1 - História e enquadramento do paradigma OO. 2 - Modelação em UML. 3 - Introdução ao Java. 4 - Classes e objectos em Java. 5 - Métodos em Java. 6 - Herança e associações em Java. 7 - Interfaces e pacotes em Java. 8 - Excepções em Java. 9 - Contentores, Comparadores e Iteradores do J2SE. 10 - Entradas/Saidas J2SE. 11 - Ferramentas SAX e DOM de análise de ficheiros em XML. 12 - Computação em WWW.
Metodologia de avaliação
50% avaliação contínua; 50% avaliação não contínua
Componente de Competências Transversais
A UC abarca o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico e Inovador, Competências Interpessoais e Intrapessoais (oral, organizacional e trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança, auto-motivação) e Literacia da Informação e dos media (capacidade de localizar e aceder a informações, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos media) nos laboratórios e projecto. A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 20%.
Componente Laboratorial
Os laboratórios e projecto estão relacionados e são descritos de seguida. A componente laboratorial consistirá em pequenos trabalhos de laboratório visando objectivos de aprendizagem específicos que constituirão a base de desenvolvimento do projecto. Os laboratórios não são avaliados. O projecto irá partir dos conhecimentos adquiridos no contexto dos trabalhos de laboratório, visando desenvolver um programa orientado por objectos. Os alunos terão de oferecer um desenho UML da aplicação e implementar o projecto em Java. A avaliação do projecto será feita com base no UML e num relatório escrito, assim como na sua defesa oral e demonstração funcional do projecto.
Componente de Programação e Computação
As componentes laboratorial e de projecto requerem programação em Java.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.