Disciplina Curricular
Aplicações e Tecnologias Móveis ATMov
Mestrado Bolonha em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - MEEC 2021
Contextos
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Áreas Secundárias > Área Secundária - Sistemas de Computação
Período:
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Áreas Secundárias > Área Secundária - Sistemas Ciberfísicos
Período:
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização Principais > Área de Especialização Principal de Sistemas de Computação > Sistemas
Período:
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização Principais > Área de Especialização Principal de Sistemas Ciberfísicos > Aplicações
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Frequência prévia da UC de Redes de Computadores e Internet; conhecimentos básicos de programação.
Objectivos
Familiarização com diversas tecnologias associadas a dispositivos móveis para permitir o desenvolvimento de aplicações que usam estes dispositivos para interagir com sensores e actuadores, quer a nível local quer num contexto mais global.
Programa
- Programação de dispositivos móveis (ex: Kotlin/Java/Swift); interface de utilizador; sistema de ficheiros; distribuição de aplicações - Sensores e atuadores em dispositivos móveis (ex: acelerómetro, microfone, camera); sistemas de geolocalização (ex: GPS) - Redes de comunicação em dispositivos móveis (ex: Bluetooth, NFC, WiFi); interligação com outros serviços embebidos e/ou redes de sensores - Gestão e utilização de bases de dados locais e distribuidas (ex: SQL) - Aplicações e serviços distribuidos - Modelos e restrições subjacente ao conceito de "internet of things": comunicação/rede, energia, computação, segurança.
Metodologia de avaliação
50% avaliação contínua; 50% avaliação não contínua
Componente de Competências Transversais
A UC abarca o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico e Inovador, Competências Interpessoais e Intrapessoais (oral, organizacional e trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança, auto-motivação) e Literacia da Informação e dos media (capacidade de localizar e aceder a informações, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos media) nos laboratórios e projecto. A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 20%.
Componente Laboratorial
A componente laboratorial consistirá em pequenos trabalhos de familiarização/adaptação e um projecto. A avaliação do projecto será feita com base num relatório escrito, assim como na sua discussão e demonstração funcional do projecto.
Componente de Programação e Computação
A componente laboratorial e de projecto requer programação de plataformas de sistemas embebidos (linguagem C ou similar), assim como de código de processamento dos dados a nível de servidor Web e dispositivos móveis (Python, Java, etc.).
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.