Disciplina Curricular

Accionamentos e Veículos Eléctricos AVE

Mestrado Bolonha em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - MEEC 2021

Contextos

Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Áreas Secundárias > Área Secundária - Energia

Período:

Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização Principais > Área de Especialização Principal de Energia > Eletromagnetismo Aplicado e Conversão de Energia

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

Sugere-se que o aluno tenha frequentado com sucesso a unidade curricular de Máquinas Elétricas e Eletrónica de Potência para Energia, ou equivalentes.

Objectivos

Após a frequência da disciplina os alunos devem adquirir as seguintes competências: Conhecer a constituição dos sistemas de acionamento electromecânico e saber estabelecer soluções de acordo com os requisitos específicos fixados pela carga e pela fonte de alimentação eléctrica. Conhecer e saber utilizar modelos dinâmicos das máquinas e conversores eletrónicos para quantificar aspectos funcionais. Compreender, saber descrever, e saber analisar soluções típicas de comando de sistemas de acionamento de velocidade variável. Saber analisar, descrever e avaliar o desempenho de sistemas de propulsão de veículos eléctricos, bem como acionamentos elétricos industriais.

Programa

Constituição de um acionamento de velocidade variável. Veículos elétricos e caracterização das fontes de energia (baterias de Lítio, pilhas de combustível “Fuel-cells” tipo PEM “Proton Exchange Membrane”). Caracterização de cargas mecânicas industriais mais comuns e impostas ao sistema de tração de veículos eléctricos. Soluções de conversores eletromecânicos. Aspetos funcionais dos principais conversores eletrónicos em veículos elétricos. Modelos em componentes de Park de conversores rotativos (motor de indução, síncrono de magnetos permanentes, síncrono de relutância). Descrição e caracterização de metodologias usadas no comando de acionamentos de velocidade variável (V/f ou escalar, orientação de campo “Field-Oriented Control” e DTC “Direct Torque Control”). Técnicas de modulação (PWM sinusoidal, SVM “SpaceVectorModulation”). Casos de estudo: projeto, simulação e avaliação de sistemas de propulsão elétrica para veículos, aplicações típicas na indústria.

Metodologia de avaliação

50% avaliação contínua; 50% avaliação não contínua

Componente de Competências Transversais

As seguintes Competências Transversais serão desenvolvidas quer nas aulas Teórico-Práticas quer nas aulas de Laboratório: pensamento crítico e inovador através do desenvolvimento do pensamento crítico e de estratégias de resolução de problemas; competências interpessoais através da comunicação escrita e do trabalho em equipa; literacia da informação através da procura da informação e da estruturação e formatação de relatórios. Estas competências estão em avaliação na componente de avaliação contínua em 20%.

Componente Laboratorial

Realização de 4 trabalhos laboratoriais cobrindo as partes fundamentais do programa, todos obrigatórios. Cada trabalho tem um guia próprio. Os alunos entregam o respectivo relatório em grupo na semana seguinte à sua realização.

Componente de Programação e Computação

Recomenda-se aos alunos formação em programação essencialmente para uso como uma ferramenta de modelação e computação numéricas para simulação de acionamentos elétricos, tanto em parâmetros concentrados quanto em parâmetros distribuídos, na sua componente multifísica eletromagnética e térmica. Estas valências são usadas e avaliadas na componente de avaliação contínua laboratorial.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1º semestre

2022/2023 - 1º semestre

2021/2022 - 1º Semestre