Dissertação

Estudo experimental sobre o efeito da temperatura na aderência entre betão e varões em compósito de GFRP EVALUATED

Os varões de materiais compósitos de polímero reforçado com fibras de vidro (GFRP) têm sido cada vez mais utilizados em estruturas de betão. Tal deve-se às suas vantagens, destacando-se a elevada resistência, a leveza, e sobretudo, a resistência à corrosão. Os compósitos de GFRP são materiais susceptíveis à temperatura: sob o efeito da temperatura sofrem redução de algumas propriedades mecânicas, como a resistência, a rigidez e a aderência. Nesta dissertação é apresentado um estudo experimental sobre o comportamento da aderência a temperaturas elevadas entre o betão e varões de GFRP com acabamento superficial em areia. Foram realizados ensaios de arrancamento a varões de GFRP, inseridos em provetes cilíndricos de betão, às temperaturas de 20 ºC, 60 ºC,100 ºC e140 ºC. Neste estudo, foram considerados dois comprimentos de aderência diferentes, correspondentes a 5 e 9 vezes o diâmetro dos varões. Os provetes foram primeiramente aquecidos até à temperatura desejada e depois carregados até à rotura. Durante os ensaios, foi medido o carregamento aplicado e o deslizamento dos varões nas pontas livre e carregada. Os resultados obtidos confirmaram que ocorre uma redução significativa da resistência de aderência com a temperatura. A rigidez da ligação GFRP-betão apresentou uma variação não monotónica com a temperatura. É proposto um modelo de tensão de aderência vs. deslizamento, através de um processo de ajuste dos resultados experimentais ao modelo BPE modificado. Foi aplicado o modelo de degradação proposto por Gibson et al. aos resultados experimentais para simular a redução da tensão de aderência GFRP-betão com a temperatura.
varões de GFRP, aderência GFRP-betão, temperaturas elevadas, ensaios de arrancamento

junho 7, 2017, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

João Pedro Ramôa Ribeiro Correia

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Catedrático

ORIENTADOR

João Pedro Lage da Costa Firmo

CERIS - Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability

Investigador Pós-doc