Dissertação

European traffic on road bridges and recalibration of damage equivalence factor for fatigue verification EVALUATED

A evolução do tráfego rodoviário europeu, juntamente com a actualização dos Eurocódigos (CEN250 project 2nd Eurocode generation), representa uma oportunidade para aperfeiçoar o método de verificação à fadiga (conhecido como o método lambda) para as pontes rodoviárias. Este trabalho de tese centra-se no desenvolvimento de novas curvas do factor de dano λ1 associado ao tráfego rodoviário, os quais demonstraram de ter bastantes limitações, seja devido às limitações e inconsistências dos modelos utilizados para o seu desenvolvimento, como pela deficiente correspondência entre os resultados obtidos com os modelos mais recentes e as atuais curvas normativas. O objectivo desta tese consiste assim em modelar o comportamento estrutural de tabuleiros metálicos de pontes com diferentes sistemas estáticos à fadiga e obter o dano associado o mais próximo possível com a realidade, introduzindo diferentes parâmetros que nos modelos numéricos anteriores não eram considerados, entre os quais a passagem de múltiplos veículos em simultâneo, a consideração do tráfego congestionado e dos vários eixos dos veículos. O desenvolvimento das novas curvas λ1 propostas introduz novos parâmetros, que permitem modelar o tráfego “real” da forma mais evoluída e detalhada, e simplifica a forma como se analisa a estrutura à fadiga aplicando o método dos coeficientes λ, propondo-se a sua consideração para actualizar as curvas λ1 presentes no EN 1993-2.
Verificação à fadiga, factor lambda, tráfego europeu, pontes rodoviárias, pontes de tirantes, dimensionamento de estruturas metálicas.

Julho 1, 2019, 14:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

José Joaquim Costa Branco de Oliveira Pedro

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Alain Nussbaumer

EPFL - Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne

Professor Adjunto