Dissertação

Aplicabilidade de um modelo de simulação baseado em agentes na análise do interesse de expansão do sistema ferroviário modalohr EVALUATED

Dado o aumento dos fluxos de mercadorias, novas tecnologias emergem no mercado como alternativas de transporte que permitem a integração dos modos ferroviário e rodoviário, em que o primeiro percorre a maioria do trajeto e o último serve para efetuar a ligação entre os terminais e as localizações de origem e destino. A presente Dissertação inclui a solução ferroviária Modalohr no transporte combinado e o seu objetivo de utilização é investigar quais os fatores que influenciam o processo de escolha, recorrendo à simulação baseada em agentes. A revisão bibliográfica dá a conhecer métodos de modelação da procura e paradigmas de simulação utilizáveis no estudo de sistemas de transporte. Desta pesquisa, é possível reconhecer que a análise de eventuais alterações deve incluir variações temporais, algo que é conseguido apenas com a simulação. Um modelo de simulação foi concebido para atingir o objetivo da Dissertação e pretende reproduzir uma cadeia de transporte com serviços desde o centro da Europa até à Península Ibérica, passando pela tomada de decisão e pela movimentação física das encomendas. Com a alteração das condições iniciais em vários cenários, simulações futuras devem prever o seu impacto no modelo. Aqui, a simulação é fundamental pois o mecanismo de aprendizagem dos agentes envolvidos na tomada de decisão é consolidado com a variação temporal e novas escolhas são tomadas com base em experiências passadas, sejam estas positivas ou não. A confiança é estabelecida nos decisores para que a modelação atinja os objetivos propostos e o modelo seja aplicável em ambientes similares.
Simulação, Modelação baseada em agente, Modelação por eventos discretos, Transporte combinado, Tomada de decisão, Sistema Modalohr

dezembro 3, 2018, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Paulo Manuel da Fonseca Teixeira

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Vasco Domingos Moreira Lopes Miranda dos Reis

CERIS - Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability

Investigador Doutorado