Dissertação

Implementation of pump-as-turbines as energy recovery solutions within water distribution and supply systems. Case study of Funchal water distribution system pilot zone EVALUATED

As redes de distribuição de água em todo o mundo são frequentemente caracterizadas por significativos consumos energéticos e excessivas perdas de água, o que em grande parte resulta da inadequada gestão por parte das entidades responsáveis. De facto, a ocorrência de roturas e fugas de água nos sistemas de distribuição é geralmente associada à regulação deficiente de pressões na rede, o que provoca um impacto bastante significativo na sua eficiência ao exigir maiores quantidades de água e energia para fornecer o mesmo nível de serviço. Esta ineficaz gestão causa uma enorme pressão sobre os recursos hídricos e energéticos disponíveis, cuja preservação é cada vez mais importante para a sociedade e para o ecossistema. Na verdade, as alterações climáticas e elevadas taxas de crescimento populacional apresentam inúmeras consequências relacionadas com o agravamento da escassez de água no mundo, além de acentuarem a complexa interligação entre a água e energia nas atividades humanas. Deste modo, é de grande importância abordar a questão das perdas de água e do desperdício energético de forma a alcançar um desenvolvimento sustentável que não comprometa a qualidade de vida das gerações futuras. Uma abordagem relativamente recente para este problema é a implementação de centrais micro-hídricas no próprio sistema de distribuição de água, através do uso de bombas-como-turbinas (BTs). Ao substituir as válvulas originalmente destinadas a controlar as pressões de água por BTs, é possível manter os níveis de pressão na rede enquanto se produz energia a partir de uma fonte renovável.
sistemas de distribuição de água, perdas de água, desenvolvimento sustentável, micro-hídrica, válvula redutora de pressão (VRP), bomba-como-turbina (BT)

Novembro 20, 2018, 14:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Helena Margarida Machado da Silva Ramos

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Associado