Dissertação

Modelling the impact of the signalling system on the reliability of a metropolitan railway. Case study of the blue line of the Lisbon Metro network EVALUATED

Este trabalho avalia o impacto do sistema de sinalização na fiabilidade de uma linha metropolitana, modelando uma linha com dois diferentes sistemas de sinalização e simulando a sua operação sob perturbações, com diferentes estratégias de mitigação de atrasos, para o caso de estudo da Linha Azul da Rede de Metro de Lisboa. A ferramenta de micro simulação utilizada para a simulação da linha em estudo foi o software OpenTrack, que permite uma modelação detalhada do traçado da via, do seu sistema de sinalização, do material circulante e do horário. A comparação foi feita entre um sistema de sinalização com cantão fixo e outro com um cantão móvel e um maior limite de velocidade. Os dados obtidos pelo modelo foram então tratados recorrendo a ferramentas como o Excel e o SPSS, e foram usados indicadores de fiabilidade do sistema para analisar o benefício inerente a um sistema de sinalização mais moderno. Estes indicadores dizem respeito à regularidade de serviço e aos tempos de espera em estações experienciados pelos passageiros. Os resultados mostram que um sistema de cantão móvel com maior limite de velocidade aumenta principalmente a eficácia das estratégias de mitigação de atrasos que transmitem ordens para os comboios acelerarem quando sofrem atrasos, e tem um impacto positivo na redução dos tempos de espera máximos nas estações. Foi também observado que, para a linha em estudo, o aumento das frequências leva a maiores diferenças nos níveis de regularidade resultantes de cada um dos sistemas de sinalização.
operação ferroviária, simulação, fiabilidade, sistema de sinalização

Dezembro 4, 2018, 9:0

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Orientação

ORIENTADOR

Paulo Manuel da Fonseca Teixeira

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar