Dissertação
Contributo para o estudo de vias férreas não-balastradas. Comportamento da laje de betão para ação do tráfego e temperatura EVALUATED
A necessidade de aumentar as velocidades de circulação e as cargas transportadas sobre a infraestrutura ferroviária motivaram a investigação de alternativas às soluções clássicas. É neste enquadramento que surge uma estrutura baseada em soluções de via não balastrada. A “Slab Track”, ou “via-férrea não balastrada” apresenta ainda hoje fortes restrições à sua implementação de forma generalizada. Como principais obstáculos são normalmente identificados o elevado valor de investimento inicial e a emissão excessiva de ruído. No entanto, a expectativa de dispor de uma solução capaz de reduzir significativamente as necessidades de manutenção, e as consequentes restrições à circulação e de aumentar a velocidade de circulação e/ou a carga por eixo do material circulante sugerem estudos mais aprofundados acerca deste tema. Neste sentido, esta dissertação pretende constituir um contributo sobre o tema, analisando o comportamento da laje de betão, componente integrante deste tipo de infraestrutura. Esta análise será efetuada não só para ações de tráfego, mas também de variações uniformes e diferenciais de temperatura, já que as alterações climáticas se apresentam cada vez mais como um fator condicionante do dimensionamento de qualquer infraestrutura. Tirando partido dos avanços tecnológicos, nomeadamente no que diz respeito às capacidades computacionais, foi desenvolvido um modelo de elementos finitos que permite avaliar a resposta estrutural da laje para as ações acima referidas, considerando o sistema Rheda 2000. Será também importante perceber qual o impacto da inclusão de juntas de dilatação, da adoção de um sistema de pré-esforço transversal bem como a previsão da durabilidade do mesmo.
novembro 26, 2018, 10:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Patrícia Alexandra Afonso Dinis Ferreira
Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)
Professor Auxiliar