Dissertação

Dynamic Analysis of High-Speed Railway Bridges. Effects of Deck Cross Section Distortion EVALUATED

O comportamento dinâmico devido à passagem de comboios de alta velocidade desempenha um papel importante na concepção e dimensionamento de tabuleiros de pontes ferroviárias. A existência de duas vias de sentido oposto, excêntricas em relação ao centro de corte da secção transversal leva ao aparecimento de vibrações de flexão e torção acopladas. Para além disso existem também modos de vibração que correspondem à deformação transversal da secção transversal, os quais podem ser relevantes para determinar a resposta dinâmica da ponte. Neste trabalho avalia-se a resposta dinâmica de pontes ferroviárias através de modelos de elementos finitos, devido aos efeitos dinâmicos produzidos pelo modelo de cargas móveis de alta velocidade - HSLM. O comportamento dinâmico da seção transversal é considerado através de elementos finitos de casca e de barra, tornando possível avaliar a importância dos vários modos de deformação da seção no comportamento dinâmico da ponte, permitindo identificar fenómenos de ressonância devidos à passagem de comboios HSLM e avaliar a influência de modos de deformação não convencionais (p. ex. distorção, empenamento) no comportamento dinâmico das pontes. No final do documento são apresentados exemplos ilustrativos da avaliação dos fenômenos de ressonância em pontes ferroviárias para comboios definidos pelo HSLM e permitindo a identificação dos modos de deformação da seção transversal com maior participação no comportamento dinâmico das pontes.
Pontes ferroviárias de alta velocidade, Cargas Móveis, Análise dinâmica, Distorção, Aceleração

outubro 9, 2017, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Francisco Batista Esteves Virtuoso

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Associado

ORIENTADOR

Ricardo José De Figueiredo Mendes Vieira

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar