Disciplina Curricular

Vias de Comunicação VC

Mestrado Integrado em Engenharia Civil - MEC 2016

Contextos

Grupo: MEC 2016 > 2º Ciclo

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Fazer a introdução às principais restrições para a concepção de infraestruturas de transporte, em particular para estradas, fornecendo os elementos necessários para a condução dum projecto geométrico, os elementos básicos para a compreensão do tipo de estruturas e materiais e seu controlo de qualidade usados no pavimento, os elementos que permitem a cabal concepção da rede de drenagem, e algumas noções sobre segurança rodoviária e avaliação de impacte ambiental neste tipo de obras.

Programa

1 - Organização da unidade curricular 2 - Principais elementos duma estrada 3 - Traçado em planta 4 - Traçado em perfil longitudinal 5 - Principais condicionantes dum traçado 6 - Perfil transversal 7 - Movimento de terras 8 - Pavimentos. Constituição e materiais 9 - Dimensionamento de pavimentos 10 - Drenagem em infraestruturas de transporte 11 ? Princípios de intervenções de segurança rodoviária 12 - Impacte ambiental de infraestruturas de transporte

Metodologia de avaliação

· Realização de 2 trabalhos práticos: TP 1 correspondente à concepção geométrica dum troço de estrada; TP2 correspondente à formulação de misturas betuminosas, dimensionamento expedito de pavimentos e dimensionamento hidráulico de aquedutos e de dispositivos longitudinais de drenagem (DLs). Estes trabalhos práticos terão a valorização 6, sendo 5,1 valores (TP1 com 3,5 e TP2 com 1,6) atribuídos à qualidade dos TPs, e os restantes 0,9 valores a serem atribuídos pelo docente em função do desempenho dos alunos durante as aulas práticas, englobando aspectos como assiduidade e participação. Será necessário atingir um mínimo de 2,4 valores (40% do total) para ter a aprovação final (desde que obtendo a classificação necessária nas outras partes) · Exame final escrito que terá uma componente teórico-prática a valer 10,0 valores e uma componente prática a valer 4,0 valores, com um mínimo em cada componente de 40% para ter a aprovação final (desde que obtendo a classificação necessária nas outras partes). · A classificação final será obtida pela soma das partes, tendo aprovação quem tiver no mínimo 9,5 valores e tiver respeitado o mínimo em cada parte. Os alunos com classificação de 17 valores ou superior na soma das três componentes terão de se submeter a uma oral para poderem ter mais de 16 valores.

Disciplinas Execução

2019/2020 - 1º Semestre

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre

2016/2017 - 1ºSemestre